O Brasil, o continente e o planeta já haviam sido coloridos com o azul, vermelho e branco. No entanto, ainda faltava levar a bandeira de Nova Friburgo ao topo do estado. A cada temporada, os botonistas da Associação Friburguense de Futebol de Mesa (AFFM/Friburguense) provam que não existem desafios invencíveis para a equipe, e o troféu que faltava na galeria foi conquistado no último fim de semana, diante do Ginástico.
Após as disputas da Taça Guanabara (vencida pelo Ginástico) e da Taça Rio (vencida pelo Friburguense), os dois times se enfrentaram no Rio Comprido para definir quem seria o campeão estadual de 2015. Os atletas do Frizão deram show nas mesas, e venceram o confronto por 32 a 14 dentro dos domínios do adversário.
O título propriamente dito já seria motivo para eternizar a AFFM/Friburguense na história da modalidade. No entanto, a quebra de outro tabu torna a conquista ainda mais especial: o Tricolor da Serra tornou-se o primeiro clube do interior a vencer uma competição estadual por equipes na categoria principal. Vale ressaltar que o feito acontece apenas quatro anos depois da filiação à modalidade.
Além do jogo coletivo, o Friburguense também teve alguns destaques individuais. Christofer Barres e Pablo Pereira marcaram nove pontos cada, e contribuíram de forma decisiva para o título. Pelo lado do Ginástico, méritos para Evandro Gomes, autor de sete pontos. A modalidade encerra as atividades nesta temporada com a participação nas categorias adulto e master, no All Star Game, no próximo sábado, 12. O evento de confraternização, promovido pela diretoria da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj), será realizado na sala do Vasco Futmesa.
Conquista “merecida e anunciada”
Os títulos e o reconhecimento conquistados pela AFFM / Friburguense são apenas reflexos de um trabalho de três décadas em Nova Friburgo. A dedicação de abnegados, como o presidente da entidade, Fernando Cruz, faz do futebol de mesa um instrumento de lazer e inclusão social. Ao abrir espaço para a participação da comunidade, os talentos surgem com frequência, e a cidade revela ter grande potencial para esse esporte.
O título da Taça Guanabara na modalidade bola 12 toques, em 2013, consolidou a AFFM/Friburguense como uma das principais forças do estado. Nos últimos anos, a equipe participou das edições do Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, e sempre coloca botonistas de Nova Friburgo entre os melhores do país. Marcus Vinicius representou a AFFM e a cidade no Sul Americano e no Mundial da categoria 12 toques.
Os jovens Thiel e Vinícius Esteves, dentre outros, surgem como promessas da nova geração. O título carioca, portanto, é a cereja do bolo que tem a paixão como principal ingrediente.
Deixe o seu comentário