Friburgo Rugby retoma atividades e planeja retorno às competições em 2016

No domingo a primeira Copa Serrana de Rugby movimenta o distrito de Amparo
quarta-feira, 02 de dezembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Friburgo Rugby retoma atividades e projeta futuro de glórias para a modalidade
Friburgo Rugby retoma atividades e projeta futuro de glórias para a modalidade

Para todo fim, um recomeço. A frase clichê se aplica quase na totalidade ao Friburgo Rugby. A equipe friburguense não chegou a encerrar as atividades, mas diminuiu o ritmo na temporada de 2015. Depois do bicampeonato fluminense de rugby da série B – com a impecável campanha invicta de sete vitórias -, o Friburgo Rugby sofreu com uma série de problemas, e se afastou das competições deste ano. No entanto, o ideal de voltar a brilhar nos campos do estado do Rio de Janeiro jamais foi abandonado.

Com o retorno de alguns jogadores antigos, que fizeram parte, inclusive, das primeiras formações, a equipe friburguense retornou com força e motivação total. O objetivo é voltar a participar dos principais campeonatos oficiais possíveis de serem disputados em 2016. Atualmente os treinos acontecem em Mury, no campo do trevo que dá acesso a Lumiar, sempre aos sábados, às 12h. O grupo de interessados em participar com os Cães de Pedra, como são conhecidos, só aumenta. Recentemente, uma simples atividade reuniu mais de 20 pessoas.

“Muitos acreditam que esse apelido foi dado apenas pelo fato de que carregamos em nosso escudo o Cão Sentado, que é um símbolo de nossa cidade. Mas o motivo vai muito além. Somos chamados de Cães de Pedra devido à nossa fidelidade ao esporte e a nossa resistência perante os inúmeros obstáculos que enfrentamos, principalmente fora de campo. Então, não será a falta de uma estrutura adequada que nos fará desistir ou desanimar de nossos treinos”, explica Pedro Bezerra, um dos responsáveis pela comunicação do Friburgo Rugby.

O recomeço, inclusive, envolve categorias diversas. Há treinos no feminino, masculino e infantil. Nas redes sociais, o Friburgo Rugby também é bem representado: a página oficial da equipe em uma delas tem mais de 1.200 curtidas.

Torneio amistoso no dia 6

Outro passo importante para a retomada é a realização de um torneio no próximo domingo, 6. O palco será o Estádio Guilherme Gripp, no distrito de Amparo. A primeira Copa Serrana de Rugby funcionará como uma espécie de encontro, com o objetivo de fortalecer os times da região. Participam o Friburgo Rugby, liderado pelo atleta Pedro Bezerra; a equipe de Cantagalo através dos líderes Hugo Carvalhaes e Eric Carvalho Noronha e Cachoeiras de Macacu através de Manoel Francisco, além de Paulo Kneip e toda Equipe O'Jays Beach Rugby. O ex-capitão do Friburgo Rugby Rodrigo Nigri também recebeu o convite para participar e prestigiar o evento.

História de quase uma década

Há oito anos, o Friburgo Rugby Futebol Clube foi fundado por iniciativa de um grupo de amigos. Inicialmente, a ideia era apenas ter mais uma opção de lazer através da modalidade, que cresce de maneira bastante veloz em todo o mundo. Junto à fundação da equipe, logo veio o apelido que caracteriza os jogadores: Cães de Pedra, numa referência à pedra do Cão Sentado, símbolo turístico da cidade, e também à resistência do grupo às variadas adversidades.

A partir do ano seguinte à sua fundação, em março de 2007, o Friburgo Rugby passou a disputar a elite fluminense da modalidade. Mostrando garra e determinação, o time friburguense conseguiu montar um grupo competitivo. Já no ano de 2008 sagrou-se campeão estadual da série B, e desde então, se mantém na posição entre os principais times do estado, conquistando o respeito de todos os adversários e amantes da modalidade no Rio de Janeiro.

O ano de 2011 foi emblemático para a equipe: mesmo com as dificuldades ocasionadas pelo desastre natural na Região Serrana, o Friburgo Rugby manteve-se de pé, e conquistou vice-campeonato estadual. Em 2012, os Cães de Pedra conseguiram realizar uma série de partidas pelo campeonato fluminense em casa, no campo do Amparo Futebol Clube. Um dos jogos históricos no local aconteceu em 15 de julho daquele mesmo ano, quando o Friburgo Rugby derrotou a equipe do Itaguaí, por 39 a 10, de virada, e garantiu sua permanência na série A com a quinta colocação no torneio.

Os bons resultados motivaram toda a equipe, e o trabalho ganhou novas vertentes com o passar do tempo. Em março de 2012, uma escolinha foi montada para oferecer aulas inteiramente gratuitas para crianças a partir dos oito anos de idade. A única exigência é a frequência e o bom desempenho escolar.

Outra inovação foi a formação de um time feminino, que também volta a ter atenção especial a partir do recomeço da equipe. Na época de maior movimento, cerca de 15 atletas fizeram parte do grupo. As meninas chegaram a disputar o Circuito Fluminense de Rugby Sevens Feminino 2014, em Maricá, na modalidade olímpica de seven-a-side (sete jogadoras). O circuito foi realizado em cinco etapas, com a participação de Niterói, Guanabara, Volta Redonda, Itaguaí, Friburgo e Tijuca.

CT para o Rugby, em Olaria, pode ajudar a incrementar o esporte

Na Via Expressa, em Olaria, localiza-se parte do sonho dos praticantes de rugby de Nova Friburgo. O Centro de Treinamento para a modalidade começou a ser construído em julho, em um investimento total de R$ 1.041.505,70. O prazo inicial para a conclusão da obra é janeiro de 2016, o que não vai acontecer. De acordo com a Prefeitura, a obra está parada devido ao atraso no repasse de recursos, e não há previsão para a retomada da construção.

O projeto inicial previa a construção de um campo oficial, mas as medidas não corresponderam às necessidades. Um novo espaço na localidade de Conquista foi avaliado, mas logo descartado. O novo espaço, sem traves e tabelas, deve ser adaptado para a montagem de tatames, octógonos e quaisquer estruturas para a realização de eventos das diversas modalidades. Após a conclusão, o local receberá tatame, ring e octógono, e será utilizado para treinamento das equipes e competições de luta, ficando disponível ainda para as escolinhas de artes marciais.

O recurso de R$ 1 milhão, previsto em emenda parlamentar do deputado federal Glauber Braga (PSB), foi empenhado junto à Caixa Econômica Federal. A previsão era de que o valor fosse liberado dias depois para a abertura da licitação, que aconteceu em 21 de dezembro de 2013. Depois de longo atraso, a Prefeitura buscou regularizar as pendências passadas inscritas no Cauc (Cadastro da Receita Federal), na tentativa de limpar o nome de Nova Friburgo. Apenas dessa forma a Caixa Econômica Federal estaria apta a assinar os novos convênios com o município.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: rugby | Friburgo Rugby
Publicidade