Colunas
Confraternizações! Haja dindim!!
Ando pensando nas confraternizações de fim de ano. Com a crise financeira nossa de cada dia e os festejos chegando, lembrei de algumas saídas para driblá-las. Não adianta dizer que não vamos participar disso ou aquilo porque na hora agá, acabamos sendo convencidos e lá vamos nós! Como são muitas festinhas, temos que estar preparados. São amigos ocultos, encontros, almoços, jantares, até hora do lanche com amigos, colegas, enfim... Voltando às várias formas de celebrar dezembro, achei que seria oportuno listar alguns itens para baratear esses comes e bebes. Ao invés de grandes encontros com coquetéis, drinques e jantares chiques, que tal reuniões mais simples porém não menos animadas? Nesse tipo de encontros, sobra tempo para brincadeiras, bate-papos, karaokês, amigos ocultos e muito mais. Então, que tal ressuscitarmos as velhas pastinhas, amendoins, sanduíches, petiscos rápidos sem maiores salamaleques? Nem sempre a empresa está em situação de bancar “aquelas” festas. Podemos reunir os colegas e amigos, fazer uma “vaquinha” e comemorar! Separei algumas dicas fáceis e bem em conta para essa ocasião. Espero que curtam e entrem no ritmo de Feliz Natal e um promissor Ano Novo!
DICAS PRA GASTAR POUCO E AGRADAR A MAIORIA
PASTINHAS
Azeitonas – Requeijão com azeitonas picadinhas. Pode fazer 2 porções de azeitonas verdes e outra de pretas. Pode ainda misturar um pouco de creme de leite ou maionese para dar uma diferenciada.
Atum – Requeijão, atum sólido em lata, salsinha batidinha e se quiser dar uma incrementada com alcaparras também batidinhas.
Cebola – Creme de cebola em pó, creme de leite e um pouco de mostarda.
Alho – Creme de leite e maionese com alho amassado (cuidado para não exagerar), uma pitada de pimenta calabresa e orégano. Picante e deliciosa.
Catupiry – Catupiry com tomate e cebola picadinha. Um toque de salsa cai muito bem.
Acompanhamento – Torradas, pão francês em tiras, biscoitos variados e palitinhos.
SANDUÍCHES
BAGUETES CORTADAS EM PORÇÕES INDIVIDUAIS
- Atum com maionese, salsinha, cenoura ralada, servido com alface e tomate.
- Salame, queijo mussarela e molho tártaro.
- Queijo e presunto com maionese, alface e tomate
- Peito de peru com queijo branco, cenoura e alface. Esse pode ser feito com maionese light.
- Salmão defumado com queijo Brie e Dill, presunto tipo Parma com queijo Emmental e pepinos em conserva. (Caso o orçamento caiba no bolso).
DOCES
Mousse de maracujá – 3 latas de leite condensado, 3 latas de creme de leite, 3 latas de suco de maracujá. Bata tudo no liquidificador e enfeite com sementes da fruta. Rende 50 potinhos.
Brigadeiro de colher - 4 latas de leite condensado, 16 colheres de chocolate em pó e 4 colheres de manteiga sem sal. Leve ao fogo até dar o ponto. Encha os potinhos com ele ainda quente e enfeite com granulado. Rende 100 potinhos.
DECORAÇÃO
Escolha folhagens e flores com as cores da festa e monte seu próprios arranjos. Nossa cidade oferece muitas ofertas nesses quesitos. Compre bases de vidro ou use a criatividade. Compre tudo descartável. Bandejas, copos de plástico transparente, guardanapos, colheres e potinhos. As toalhas também podem ser descartáveis. Existem excelente no mercado com muitas opções e cores. É possível montar mesa e decoração sem muito trabalho – e tudo vai para o lixo reciclável, sem necessidade de lavar. Bolas e luzes com temas natalinos e outros, também são excelentes pedidas. Reúna os amigos e colegas e troque ideias. Tudo feito em conjunto é bem mais agradável!
Bem, essas são algumas dicas, mas nenhuma é melhor que a sua criatividade. USE E ABUSE DELAS!
BOM APETITE E BOAS FESTAS!

Chico Figueiredo
Gastronomia
Sábado em casa, de boa lendo o jornal. Bateu aquela fome? Seus problemas acabaram! Nosso chef Chico Figueiredo, com sua coluna Gastronomia no Light, traz receitas simples, práticas e muito saborosas para você se deliciar.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário