Um dos principais palcos do futebol carioca receberá o duelo que pode ser histórico para o Tricolor da Serra. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro confirmou que a segunda partida da final do Torneio Otávio Pinto Guimarães, entre Botafogo e Friburguense, será realizada no Estádio Nilton Santos. O jogo será preliminar de Botafogo x América-MG, pela última rodada do Brasileirão da Série B. A finalíssima do Torneio OPG terá início às 14h30 deste sábado, 28. Como venceu em Nova Friburgo por 2 a 1, o Frizão de Merica tem a vantagem do empate para conquistar o título.
A expectativa em Nova Friburgo é grande pela conquista do título. A última conquista oficial do clube foi o Torneio João Ellis Filho, em 2009. Curiosamente, o Friburguense levantou o troféu em outro grande palco do futebol brasileiro: o Maracanã. À época, o Tricolor da Serra bateu o Tigres do Brasil, nos pênaltis, com show do goleiro Adriano. Mesmo sendo um campeonato sub-23, o Torneio Otávio Pinto Guimarães é visto com grande importância no Eduardo Guinle, e não só pela tradição da competição. O OPG poderia confirmar e coroar o bom trabalho de base realizado pelo clube.
Campanha quase impecável
A caminhada no Torneio OPG começou em 29 de agosto, quando o Friburguense venceu o Nova Cidade por 2 a 1 no Eduardo Guinle. A empolgação pelos 4 a 0 em cima do São Cristóvão, na sequência, foi freada pela derrota para o Fluminense por 1 a 0, em Xerém. No entanto, a boa atuação tricolor no Rio de Janeiro mostrou que era possível sonhar com algo mais. Depois da derrota para o Olaria por 2 a 0, na Rua Bariri, o Frizão conseguiu excelente sequência de três vitórias: 3 a 1 sobre o Nova Cidade, 5 a 3 no poderoso Fluminense, em Nova Friburgo, e 2 a 1 sobre o São Cristóvão. A campanha na primeira fase e a classificação foram consolidadas com um eletrizante 4 a 4 contra o Olaria, no Eduardo Guinle.
Conquistado o objetivo de avançar no OPG, o Friburguense passou a sonhar ainda mais. Ao vencer o Gonçalense em casa, por 3 a 1, e bater o Volta Redonda por 1 a 0 no Vale do Aço a equipe de Merica reforçou a confiança e entrou na briga por vaga na grande decisão. Após o empate sem gols com o Olaria fora de casa, o Frizão consolidou a liderança do grupo F com uma vitória sobre o Gonçalense por 2 a 1 e a goleada por 5 a 1 sobre o Volta Redonda. Bastava empatar com o Olaria para alcançar a final inédita. Foi exatamente o que aconteceu em Nova Friburgo: o 1 a 1 garantiu o Tricolor na decisão.
Desta forma, com nove vitórias, três empates e apenas duas derrotas, considerando os dois turnos, o Friburguense se credenciou a disputar o caneco. Foram 31 gols marcados – 13 deles pelo artilheiro da competição, Lohan - e apenas 16 sofridos. Na primeira partida, a vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo confere ao Frizão o direito do empate no estádio Nilton Santos. Chegou a hora da garotada tricolor fazer história.
Números da campanha do Friburguense (considerando a decisão)
Total de jogos: 15
Vitórias: 10
Empates: 3
Derrotas: 2
Gols marcados: 33
Gols Sofridos: 17
Artilheiro: Lohan (13 gols)
Os jogos
Friburguense 2 x 1 Nova Cidade, Eduardo Guinle
Friburguense 1 X 0 Volta Redonda
Fluminense 1 x 0 Friburguense, CT Xerém
Olaria 2 x 0 Friburguense, Bariri
Nova Cidade 1 x 3 Friburguense, Joaquim A Flores
Friburguense 5 x 3 Fluminense, Eduardo Guinle
São Cristóvão 1 x 2 Friburguense, Figueira de Melo
Friburguense 4 x 4 Olaria, Eduardo Guinle
2ª fase:
Friburguense 3 x 1 Gonçalense, Eduardo Guinle
Volta Redonda 0 x 1 Friburguense, CT Volta Redonda
Olaria 0 x 0 Friburguense, Bariri
Gonçalense 1 x 2 Friburguense, Catarinão
Friburguense 5 x 1 Volta Redonda, Eduardo Guinle
Friburguense 1 x 1 Olaria, Eduardo Guinle
Final:
21/11 - Friburguense 2 x 1 Botafogo, Eduardo Guinle
28/11 - Botafogo x Friburguense, Nilton Santos
Deixe o seu comentário