O Lumiar Futebol Clube comemorou no último domingo, 29, os 85 anos de existência, inaugurando nova sala de troféus com o nome de Nagib José Pedro, seu presidente nos anos 1980-90, morto em abril de 2011. Trata-se de personagem importante da localidade e sua vida representa o modo como o futebol vem contribuindo para a formação da nacionalidade brasileira, tal como explica o antropólogo Roberto DaMatta.
Filho de imigrante libanês e uma lumiarense, Nagib nasceu em Lumiar, em 1920. Foi comerciante, como tantos outros libaneses e descendentes pelo Brasil afora.
Entre as voltas que sua vida deu, um acontecimento marcou em definitivo: a Segunda Guerra Mundial. Nagib esteve sob bombardeios na Itália, com a Força Expedicionária Brasileira, assim como seis outros combatentes nascidos na mesma região, um deles, Antônio Durval de Moraes, de Macaé de Cima, morto em combate.
O futebol funcionou como harmonizador de diferentes vivências culturais: os luso-brasileiros criadores da povoação de Lumiar, os suíços e alemães, que vieram depois, e tantos outros, entre eles, os descendentes de libaneses.
E essa nova formação cultural, em Lumiar e no conjunto do país, embasou o Estado brasileiro: na solenidade de domingo, o Hino Nacional foi executado e cantado com emoção, assim como a Canção do Expedicionário, marcha militar que descreve o Brasil respondendo à pergunta: "Você sabe de onde eu venho?”. Nas respostas há referências a músicas populares, à literatura e à religiosidade brasileiras.
A solenidade aconteceu em uma manhã chuvosa e foi parte das iniciativas da gestão de Adriano da Silva Viana na presidência do clube: conseguiu a regularização da instituição, com a atualização do estatuto de 1928, de acordo coma legislação atual, e a filiação à liga Friburguense de Desportos e à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Outra meta alcançada é o apoio às escolas de futebol do clube, que mobilizam cerca de 80 alunos.
Ao final, a chuva havia parado e as crianças e jovens correram para o campo de futebol, onde liberaram com uma alegre pelada a energia contida, antes dos três jogos programados: o primeiro, os veteranos do Lumiar contra os da Rua Gustavo Lira, de Olaria, o segundo, também de veteranos, entre o Lumiar e o Estrela, de São Pedro da Serra, e o terceiro entre os primeiros quadros do Lumiar e do Santo Antônio.
Deixe o seu comentário