Firjan tem programação voltada aos negócios internacionais em Nova Friburgo

No dia 23 de novembro será dada assessoria em comércio exterior e apresentado um diagnóstico deste mercado. As empresas de destaque na exportação serão premiadas
quarta-feira, 18 de novembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
(Imagem: Pixabay)
(Imagem: Pixabay)

Na próxima segunda-feira, 23 de novembro, a Representação Centro Norte Fluminense da Firjan, localizada em Nova Friburgo, realiza programação especial dedicada aos negócios internacionais. Na ocasião será apresentado o Diagnóstico do Comércio Exterior do Estado do Rio, pelo Centro Internacional de Negócios do Sistema Firjan (CIN). O estudo, feito a cada dois anos, tem o objetivo de traçar o perfil das empresas fluminenses que atuam no Comércio Exterior e mostrar quais os obstáculos internos e externos enfrentados pelos empresários para importar e exportar.
 
A apresentação será realizada a partir das 18h, seguida pela premiação do Rio Export. O prêmio tem o objetivo de valorizar e estimular o desempenho das indústrias fluminenses nas relações com o mercado externo. É entregue anualmente às empresas que mais se destacaram em diversas categorias, de acordo com o desempenho na atividade exportadora retratado nos números oficiais da Secretaria de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio e Serviços. Cinco empresas de Nova Friburgo e Região serão homenageadas. 
 
Ainda na ocasião as empresas associadas ao Sistema Firjan, interessadas no mercado da exportação, vão poder participar de uma Assessoria em Comércio Exterior oferecida pelo CIN. Os empresários vão tirar dúvidas sobre processos de exportação e importação, tributos incidentes, pesquisas de mercado, normas internacionais e certificado de origem. A assessoria será prestada a partir das 14h e o agendamento pode ser feito pelo telefone (22) 2524-1600, que está disponível também para sanar dúvidas.
 
Mais sobre o diagnóstico
 
Em 2014, o Rio de Janeiro foi o segundo estado em participação no comércio exterior brasileiro, ficando atrás apenas de São Paulo. O saldo comercial do Rio se manteve positivo apesar do saldo negativo do Brasil, depois de 13 anos de superávit.  As exportações do estado do Rio de Janeiro, no entanto, apresentaram uma queda de 21%. Já as importações tiveram um aumento de 5,9%.
 
Para a realização do estudo, o Centro Internacional de Negócios do Sistema FIRJAN ouviu 328 empresas fluminenses a fim de conhecer suas apreensões, aspirações e necessidades. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de ações que possibilitem melhorias no ambiente de negócios do comércio exterior fluminense nos próximos anos e que colaborem para a internacionalização das empresas do Rio de Janeiro.
 
Principais pontos detectados pelo Diagnóstico do Comércio Exterior:
 
• Nove em cada dez empresários acreditam que é preciso superar a burocracia e outros entraves às exportações, como custo do transporte interno e custos portuários;
• 55% das empresas desconhecem o Portal Único do Comércio Exterior, lançado em 2014 pelo Governo Federal, que estabelece processos mais eficientes e integrados entre todos os intervenientes públicos e privados no comércio exterior;
• 11% das empresas citam as barreiras não tarifárias como principal entrave nas negociações, na edição anterior o índice era de apenas 2%;
• Se os entraves fossem minimizados, 86% dos entrevistados investiriam mais em exportações;

A Representação Regional Firjan/Cirj no Centro Norte Fluminense está localizada na Avenida Alberto Braune, número 12, no Centro de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Firjan
Publicidade