No último fim de semana, A VOZ DA SERRA publicou reportagem sobre a desproporção na relação candidato/vagas, referente ao Concurso Público da Prefeitura de Nova Friburgo. Na ocasião, foram divulgados de forma incorreta alguns dos números relativos às vagas e a quantidade de concorrentes. O equívoco aconteceu em função de uma imprecisão técnica, uma vez que a tabela com as informações oficiais arredondou os números da relação candidato/vaga, e não deixou claro se o termo “concorrência” se referia a esta relação ou ao número absoluto de concorrentes, conforme divulgado.
Também graças a este arredondamento não explicitado, passou a existir um conflito entre os números apresentados pelo Diário Oficial do município, pois, enquanto no corpo do texto lê-se que foram 31.659 candidatos, a multiplicação das vagas pela concorrência conforme os números apresentados no quadro oficial indicaria o número equivocado de 31.762 concorrentes.
Falhas à parte, o concurso, muito disputado por profissionais de diversas categorias, oferece 868 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com salários que variam de R$ 807,93 a R$ 3 mil. A concorrência média é de 36,47 candidatos por vaga.
Entre os cargos com o maior número de candidatos inscritos estão auxiliar de creche, com 5.365 concorrentes; professor, 3.526, e auxiliar de serviços gerais que teve 3.040 candidatos. No lado oposto, isto é, somando o menor números de candidatos inscritos estão engenheiro de trânsito, topógrafo e tradutor/intérprete de libras, com três concorrentes cada.
No ranking das profissões com a maior relação candidato/vaga, as três primeiras colocadas são agente administrativo com 386 concorrentes para cada uma das quatro vagas; administrador, 315 pessoas disputando uma vaga, e inspetor de alunos, 278 candidatos por vaga.
Se, por um lado, algumas funções são extremamente disputadas, por outro, em certos cargos a concorrência é pequena. É o caso dos intérprete de libras (uma vaga), trabalhador braçal (189 vagas) e revisor predial (uma vaga), com três, dois e dois concorrentes por vaga, respectivamente.
Dentre todos os dados, o que chama mais atenção, entretanto, é o operador de máquina de asfalto: um único inscrito para apenas uma vaga.
Maior Número de Candidatos Inscritos
AUXILIAR DE CRECHE - 5.365
PROFESSOR - 3.526
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS - 3.040
INSPETOR DE ALUNOS - 2.780
GUARDA MUNICIPAL - 2.304
Menor Número de Candidatos Inscritos
ENGENHEIRO DE TRÂNSITO - 3
TOPÓGRAFO - 3
TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS - 3
REVISOR PREDIAL - 2
OPERADOR DE MÁQUINA DE USINA DE ASFALTO - 1
Maior relação Candidatos por Vaga (Candidato/Vaga)
AGENTE ADMINISTRATIVO - 386 por vaga (4 vaga)
ADMINISTRADOR - 315 por vaga (1 vaga)
INSPETOR DE ALUNOS - 278 por vaga (10 vaga)
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 273 por vaga (1 vaga)
PSICÓLOGO - 216 por vaga (1 vaga)
Menor relação Candidatos por Vaga (Candidato/Vaga)
OPERADOR DE MÁQUINA DE USINA DE ASFALTO - 1 por vaga (1 vaga)
CALCETEIRO - 1 por vaga (11 vagas)
REVISOR PREDIAL - 2 por vaga (1 vaga)
TRABALHADOR BRAÇAL - 2 por vaga (189 vagas)
TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS - 1 vaga (3 por vaga)
Deixe o seu comentário