Massimo — 14/11/2015

sábado, 14 de novembro de 2015

Hora de ajudar (1)

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho, está recolhendo doações de moda/roupa íntima - masculina, feminina e infantil - para as famílias atingidas pelo rompimento das barragens em Mariana, Minas Gerais.

Quem estava por aqui em janeiro de 2011 sabe muito bem como este tipo de ajuda faz a diferença na vida de quem perdeu tudo.

Hora de ajudar (2)

As doações podem ser feitas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do Centro, Olaria, Conselheiro Paulino e Campo do Coelho, além da sede da secretaria, no Centro Administrativo Prefeito César Guinle, em frente à Prefeitura.

Vergonha alheia (1)

Pouca gente sabe, mas Nova Friburgo deve muito ao engenheiro carioca César Raibert.

Muito mesmo.

Vergonha alheia (2)

Apaixonado pela cidade desde a infância, e descendente direto dos primeiros suíços e alemães que aportaram por aqui, César não apenas montou o principal blog de genealogia em todo o mundo - no qual disponibiliza a árvore genealógica completa de todos os imigrantes helvéticos e germânicos que aqui chegaram -, como também é responsável direto pela preservação de grande quantidade de terra no distrito de Lumiar.

É, enfim, um sujeito iluminado.

Vergonha alheia (3)

Pois bem. Esta mesma pessoa a quem a municipalidade - governo e população - deveria reservar imensa gratidão, há quase três anos tenta homenagear seu tataravô emprestando seu nome a uma estrada rural que dá acesso a dez sítios, também em Lumiar.

Sem sucesso.

Vergonha alheia (4)

Contando com apoio da Câmara Municipal, sobretudo através do gabinete do vereador Professor Pierre, Raibert recebeu há alguns meses a resposta de que não seria possível concretizar a homenagem, uma vez que a estrada se localiza em área particular.

Aspas (1)

“Ora, é uma estrada rural, que acessa dez sítios, com dezenas de pessoas residindo, que necessitam, como cidadãos, poder ter um endereço, mesmo sendo área particular, sim. Destaco a pouca importância que os dirigentes atuais da Prefeitura dão a nossa cidade, sua origem, sua construção e evolução com a colaboração de nossos antepassados, sua cultura e história. Também não nos propõe uma alternativa, por exemplo, um outro logradouro a ser homenageado”, desabafou César.

Aspas (2)

“Cito isso pois para se acessar a estrada em questão temos que atravessar a Ponte Branca, que fica sobre o Rio Macaé, em frente ao Cemitério da Pedra Riscada, e é um logradouro público. E agora um pergunto: Prefeitura de Nova Friburgo, podemos homenagear o meu tataravô dando o seu nome para a Ponte João Carlos Reibert (antiga Ponte Branca)?”

O colunista sente-se constrangido diante deste tipo de situação.

Prioridade justa

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade em sua sessão da última quinta-feira, 12, uma importante lei formulada pelo vereador Christiano Huguenin.

Em essência, a nova legislação garante prioridade a alunos com necessidades especiais para que sejam matriculados na unidade escolar da rede municipal mais próxima de suas residências.

Aspas (3)

“A intenção é garantir em lei municipal direito já consagrado a esse público, tendo em vista que o vereador pode complementar a legislação federal em prol da população. Principalmente neste período de matrícula e rematrícula. Foi isso que fiz”, explicou ao Massimo o parlamentar.

Cadastramento

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) está reformulando o Programa de Artesanato do estado e realiza nesta segunda-feira, 16, o cadastramento dos artesãos de Nova Friburgo e região.

A ação acontece das 10h às 17h, no Clube de Xadrez (Avenida Galdino do Valle Filho, 151, Centro) e será aberta pela coordenadora do programa, Nea Mariozz, que fará palestra esclarecendo os benefícios da iniciativa.

O que levar

Para se cadastrar, os artesãos devem levar duas fotos 3x4 e as cópias de comprovante de residência, CPF e RG.

O artesão deverá apresentar também duas ou mais peças já produzidas e algumas inacabadas para a finalização no ato do cadastro, para comprovação técnica.

Armadilhas urbanas

No cenário atual de nossas ruas e estradas, para que um buraco mereça ser citado e mostrado na coluna, ele precisa realmente se destacar dos demais.

E é certamente o caso desta pequena cratera, aberta há mais de 20 dias, de acordo com moradores, na Rua Frossard, Braunes.

Ao governo fica o apelo para que algo seja feito antes que alguém se machuque seriamente por ali.

Sacrifícios urbanos

Moradores do bairro São Jorge, em Conselheiro Paulino, agradecem a disponibilização de ônibus para a localidade passando pelo Floresta, atendendo a solicitação publicada pelo Massimo logo após o rompimento da adutora que isolou a área, há duas semanas.

Segundo os mesmos moradores, no entanto, a frequência ainda é muito baixa, e como as obras ainda devem demorar, o pedido é de que o número de coletivos seja aumentado o quanto antes, para poupar a população das longas caminhadas que tem feito.

Avaliação judicial (1)

O deputado federal Glauber Braga protocolou ontem, 13, uma representação no Ministério Público Federal, solicitando apuração sobre o que chamou de “omissão da Prefeitura de Nova Friburgo, diante da obra federal da construção do Centro de Artes e Esportes Unificados, construído na Via Expressa, em Olaria”. Trata-se da tão esperada Praça CEU.

Avaliação judicial (2)

A obra, financiada com recurso federal, foi iniciada no exercício de 2012, e até agora, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal, teve liberado o valor de R$ 1.438,302.56, para um percentual de serviço executado na ordem de 71,16%.

Ocorre que após a realização do processo licitatório ficou estabelecido ao município de Nova Friburgo a obrigação de acompanhar a execução e a fiscalização da obra, cuja inauguração chegou a ser prometida para setembro do ano passado.

Avaliação judicial (3)

De acordo com a assessoria de Glauber, no entanto, o grande problema é que a obra vem sendo alvo de destruição. “Pouco se restou de tudo o que foi construído. Cabe à Prefeitura, nesse caso, administrar, zelar e fiscalizar esse patrimônio público, e não o fez”.

Glauber também acionou a própria Prefeitura, a Caixa Econômica Federal (órgão que libera o recurso) e o Ministério da Cultura.

“Não podemos admitir uma situação como essa. Espero que o Ministério Público Federal apure a situação e tome as medidas cabíveis”, afirmou o deputado.

Feira de Ciências

Neste sábado, 14, a Escola Sesi Nova Friburgo realiza sua 1ª Feira de Ciências e Tecnologia.Todas as turmas, da educação infantil ao 9º ano, vão participar com temas que relacionam a ciência com o cotidiano.

Localizada na Rua Teresópolis, 248, no bairro Vila Amélia, as portas da escola estarão abertas para a comunidade.

 Os trabalhos estão relacionados à alimentação saudável, robótica, eras geológicas da terra, reciclagem e poluição, rochas, animais, energia e agricultura.

Show de Prêmios (1)

Acontece neste domingo, 15, a partir das 14h, na quadra da Alunos do Samba, um bingo com o objetivo de captar recursos para a Creche Berçário São José.

Intitulado Show de Prêmios, o evento, aberto a toda comunidade, é realizado por funcionários da instituição.

Show de Prêmios (2)

Para participar basta adquirir uma cartela no valor de R$ 10. Os participantes concorrem a prêmios como uma bicicleta; um microondas; um fogão; uma geladeira; um notebook e uma TV 42'.

As cartelas já estão sendo vendidas na própria Creche Berçário São José e em estabelecimentos comerciais do distrito: Bazar Lelivia, Bar do Bradoque, Sem censura Locadora, loja Anna Bakana, e loja Ropangel.

A quadra da escola fica na Rua Albertino Quadro Gama, s/nº - Conselheiro Paulino.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.