Sobram carros nas ruas do Bairro Suíço

Moradores ainda reclamam da falta de manutenção das vias e também das calçadas do bairro
quinta-feira, 12 de novembro de 2015
por Alerrandre Barros
Filas e mais filas de carros na Alameda Mariana Salusse e Rua Nicolau Gachet (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Filas e mais filas de carros na Alameda Mariana Salusse e Rua Nicolau Gachet (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

São muitos os carros estacionados sob as várias árvores que ocupam a entrada principal do Bairro Suíço, na região central de Nova Friburgo. O início da estreita Rua Nicolau Gachet, logo após a Alameda Mariana Salusse, assemelha-se a um estacionamento devido ao excesso veículos parados na via, inclusive na pequena rotatória do bairro. O problema é antigo e um morador pintou por conta própria, em um poste, o desenho de uma placa de trânsito que proíbe o estacionamento de veículos no local. Ninguém respeita o pedido do morador desconhecido.

“Os motoristas param os carros aqui por causa dessa sombra maravilhosa. Mas veja, parecem aquelas ruas onde acontecem festas. São muito carros. Falta fiscalização em Friburgo”, reclamou um homem que estava sentado sob as árvores na Alameda Mariana Salusse, na manhã desta quarta-feira, 11. Ele não quis se identificar.

O Bairro Suíço é pequeno, e está localizado entre as Braunes e o Centro. É um bairro íngreme, silencioso, ocupado por casas e apartamentos de classe média, hotéis, e também tem uma bela vista da cidade. Há vários imóveis ainda em construção no local. Nesta quarta-feira, 12, as principais ruas do bairro estavam limpas, mas em alguns trechos é evidente a falta de capina no mato que cresce às margens das vias.

“Eu adoro morar aqui. É um lugar tranquilo, arborizado, mas precisa de algumas melhorias. Faltam calçadas, capina em alguns pontos e aqui também não passa ônibus”, disse Sabrina Sposito, que vive no bairro há menos de um ano. Ela desceu pelo meio de uma ladeira com o carrinho onde estava o seu bebê porque não há calçadas na Rua Pedro Salusse, no alto do bairro. Esta rua é parcialmente pavimentada, enquanto o outro trecho foi calçado com paralelepípedos, mas há buracos por causa da falta de manutenção na via. A ladeira da Rua Arthur Sardou também precisa de capina.

Outra demanda dos moradores é a insegurança no escadão, na Rua Nicolau Gachet. “Eu temo descer essas escadas à noite porque algumas pessoas ficam aqui fumando e também vendendo drogas”, denunciou uma idosa. Os serviços de coleta seletiva, água, energia elétrica e internet são prestados com eficiência, segundo moradores.

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que as calçadas são responsabilidade do proprietário dos imóveis. “Mas a Prefeitura recebe denúncias de moradores e inicia uma ação de contato com o proprietário para que ele providencie o conserto, reparo ou construção nos casos de inexistência.” O governo não esclareceu quem é o responsável pelas calçadas nos trechos onde não há imóveis.

Em relação à capina, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que realiza, periodicamente, capinas nas ruas do Centro, mas que, devido ao período de chuvas, o mato está crescendo mais rápido. “Por esse motivo, a Prefeitura intensifica os serviços. Mesmo assim, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e agendar o serviço, através do (22) 2525-9124”.

A Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana informou que realiza fiscalizações rotineiras pela localidade e que se encontrar alguma ilegalidade os veículos serão multados.

  • A ladeira da Rua Arthur Sardou precisa de capina, assim como a Rua André Salusse (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    A ladeira da Rua Arthur Sardou precisa de capina, assim como a Rua André Salusse (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • Algumas pessoas consomem drogas no calçadão residencial, dizem os moradores (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Algumas pessoas consomem drogas no calçadão residencial, dizem os moradores (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • Enquanto funcionários da companhia energia e de um provedor de internet instalavam cabos nos postes, Sabrina teve que descer pela meio da ladeira porque falta calçada na Rua André Salusse (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Enquanto funcionários da companhia energia e de um provedor de internet instalavam cabos nos postes, Sabrina teve que descer pela meio da ladeira porque falta calçada na Rua André Salusse (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Bairro Suíço
Publicidade