Massimo — 07/11/2015

sábado, 07 de novembro de 2015

Saia-justa federal

A vinda da presidente da República Dilma Rousseff a Nova Friburgo pegou muita gente de “calças curtas”, como diz o ditado popular.

Com a popularidade lá no “volume morto”, Dilma se tornou um dilema para muitos vereadores, que provavelmente serão criticados do mesmo jeito se decidirem subir ou não no mesmo palanque que ela.

Tudo invertido

Para dar uma ideia do cenário que está se desenhando, coube ao vereador tucano Marcelo Verly, presidente do PSDB local e um dos maiores críticos do governo federal no Legislativo friburguense, anunciar no plenário da Câmara Municipal o convite formulado pelo prefeito Rogério Cabral relativo à vinda da presidente petista.

Vice-presidente da Câmara, Verly presidiu a sessão da última quinta-feira, 5, graças à ausência do presidente Marcio Damazio.

Adversários próximos

Além de Verly, diversos adversários políticos da presidente devem estar a seu lado no palanque. Vale lembrar, por exemplo, que o prefeito Rogério Cabral chegou a fazer greve de um dia em protesto recente contra o governo federal.

Também confirmaram presença os vereadores Marcio Damazio, Vanderléia Lima, Ceará, Gustavo Barroso, Nami Nassif, Sérgio Louback, Ricardo Figueira e Joelson do Pote, além dos (ainda) petistas Gabriel Mafort e Cláudio Damião.

Mas esta lista ainda deve crescer até a data do evento.

Documento

O vereador Ceará, inclusive, está preparando um documento com demandas e indicações que pretende entregar à chefe do Poder Executivo federal.

Não vai (1)

O vereador Professor Pierre já anunciou que não vai ao encontro da presidente.

E, ao contrário do que pode parecer, não é nada partidário ou pessoal.

Acontece que Pierre desaprova fortemente a forma como foram construídas as residências aos desabrigados, desde a desapropriação do terreno à falta de estrutura social prévia, passando pela grande concentração de pessoas num local definido pela empreiteira.

Aspas

“Iria com prazer a uma audiência com a presidente, pois tenho muitas demandas a apresentar. Mas sei que não terei acesso a ela durante a inauguração, e também não concordo com a forma como a obra foi feita. Criar um bairro sem qualquer estrutura prévia, sem uma única creche, é quase como criar um gueto. Apesar de reconhecer a importância de se entregar residências, não posso aplaudir algo de que discordo frontalmente”, afirmou o vereador do Psol.

Não vai (2)

Outro que também não vai é Christiano Huguenin.

“Não irei encontrar a Dilma. Se for, irei para protestar e engrossar o pedido de impeachment.”

Opinião (1)

Dentro do contexto atual, é certo que haverá manifestações de apoio e de protesto à presidente, onde quer que ela vá.

E isso é ótimo, pois o retorno popular é importantíssimo e significa que vivemos numa sociedade livre.

Opinião (2)

Ainda assim, o colunista entende que todas as manifestações devem ser pacíficas e ordeiras, e que a vinda da presidente representa uma boa oportunidade para que sejam estreitados os laços com Brasília, e o Palácio do Planalto tenha contato com algumas demandas urgentes de nossa região.

Até porque protestos propositivos e pacíficos certamente são muito mais úteis do que ovos e tomates, se é que o leitor me entende.

Gratuidade

O vereador Professor Pierre cansou de esperar e protocolou na sexta-feira, 6, uma representação no Ministério Público cobrando o cumprimento da Lei Orgânica Municipal no que se refere à gratuidade no serviço de transporte público para quem tem entre 60 e 65 anos de idade.

O apoio judicial à causa é dado como certo.

Aliás...

Também na sexta-feira, 6, completou-se um mês desde que o requerimento de Pierre a respeito de informações sobre o Fundo de Compensação Tarifária foi aprovado.

Até o fechamento desta edição, contudo, as respostas ainda não haviam chegado.

Pergunta parlamentar

Crítico cada vez mais ácido do governo, Christiano Huguenin tem questionado o contrato no valor de R$ 756 mil com uma lavanderia para tratar a rouparia do Hospital Raul Sertã, enquanto as obras na própria lavanderia do hospital não são concluídas.

Anteriormente o material vinha sendo lavado na Clínica Santa Lúcia, no Hospital Maternidade e na Casa dos Pobres São Vicente de Paulo.

“Não seria melhor firmar um convênio com a Casa dos Pobres e com o Santa Lúcia?”

Proximidade parlamentar

Huguenin informa também que sua equipe irá iniciar na próxima semana o projeto “atendimento móvel”, em diversos pontos da cidade.

Nas segundas e quartas-feiras de cada semana membros de seu gabinete visitarão determinado bairro “para conversar com a população e encaminhar requerimentos, sugestões e críticas às autoridades, sempre a partir das 9h”.

Nesta segunda-feira, 9, o encontro será em Amparo, e na quarta-feira, em Lumiar.

O vereador estará presente nos dois casos a partir das 16h.

Curtimos

A agência Designtec Comunicação, de Nova Friburgo, esteve entre as empresas convidadas a participar do Facebook Summit 2015 - evento anual da rede social, cuja abertura aconteceu na última quinta-feira, 5, em São Paulo.

A empresa local foi representada por sua gerente de mídias sociais, Priscilla Franco.

Aspas (2)

Foi uma oportunidade muito interessante para conhecer as novidades que o Facebook imagina para anunciantes e usuários de seus produtos, principalmente a própria rede social e o Instagram. Atualmente 80% dos acessos estão acontecendo em dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e algumas palestras ajudaram a entender melhor este novo público. Esse conhecimento nos ajuda a pensar em ações mais eficazes para nossos clientes”, avaliou Priscilla.

Homenagem musical

Essa é para quem curte música e história.

Na manhã deste sábado, 7, a partir das 9h, a banda Euterpe Friburguense se apresentará na Praça Dermeval Barbosa Moreira como parte de uma festividade alusiva ao Dia das Colônias, comemorado no último dia 29 de outubro.

Durante o evento os músicos irão executar os hinos e também diversas melodias dos dez países homenageados.

Vale a apena conferir.

Recadastramento

Começa nesta segunda-feira, 9, o mutirão, entre a Prefeitura e o Bradesco, para abertura de contas e recadastramento de todos os funcionários públicos do município.

O atendimento será feito de forma presencial, das 8h às 17h, no Clube de Xadrez (Avenida Galdino do Vale Filho,  151), até o próximo dia 27, conforme cronograma abaixo, definido pela ordem alfabética dos nomes.

Quando ir

Nomes de A a Z (fundo de pensão): nesta segunda-feira, 9; A: dias 10 e 11; B-C-D: dia 12; E-F: dia 13; G-H-I: dia 16; J-K: dia 17; L: dia 18; M: dias 19 e 23; N-O-P-Q: dia 24; R-S: dias 25 e 26; T-U-V-W-X-Y-Z: dia 27.

O que levar

O servidor deverá levar originais e cópias da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência (em nome do proponente – conta de água, luz ou telefone) e comprovante de renda (último contracheque).

Opção

O servidor que não quiser migrar para o novo banco tem a portabilidade assegurada por lei.

Quem optar por não fazer a movimentação no Bradesco pode comunicar no momento da abertura da conta, que o salário será transferido automaticamente para o banco escolhido pelo funcionário.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.