Tubulação de água se rompe e muro de contenção desaba no bairro São Jorge

Pelo menos 14 imóveis foram atingidos pela lama; abastecimento em Conselheiro está comprometido
sábado, 31 de outubro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A situação na Rua Joaquim Pereira Bispo na parte da manhã deste sábado (Foto: WhatsApp)
A situação na Rua Joaquim Pereira Bispo na parte da manhã deste sábado (Foto: WhatsApp)

Um acidente na madrugada do último sábado, 31 de outubro, provocou o rompimento de uma tubulação de água e a queda de um muro de contenção entre as ruas Joaquim Pereira Bispo e Evangelista Manoel da Silva, no bairro São Jorge, distrito de Conselheiro Paulino. O episódio não causou vítimas, mas a água da tubulação, sob forte pressão, invadiu a Rua Joaquim Pereira Bispo, localizada abaixo do nível do muro, levando consigo a terra do barranco. Ao todo foram atingidas 14 casas situadas na via, nas quais vivem 16 famílias.

O trânsito em ambas as ruas foi interditado, e funciona provisoriamente em mão dupla nas estreitas vias paralelas e transversais. O 6º Grupamento de Bombeiro Militar e o 11ºBPM foram acionados e deram amparo aos moradores desde as primeiras horas do dia. Os engenheiros Robson Teixeira e Luciana Canella, da Defesa Civil, fizeram vistoria em todas as residências atingidas e nenhum dano estrutural foi observado.

No entanto, como os reparos necessários demandam a utilização de maquinário pesado, outra inspeção foi agendada para a próxima quarta-feira, 4. De acordo com o secretário de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori, caso não seja constatado qualquer abalo estrutural, as famílias serão autorizadas a voltar para suas residências.

A concessionária Águas de Nova Friburgo emitiu nota oficial sobre o rompimento da tubulação.

“Águas de Nova Friburgo informa que houve rompimento de uma sub-adutora na Rua Evangelista Manoel da Silva, no bairro São Jorge, em Conselheiro Paulino. O muro de contenção foi atingido pelo vazamento e desabou, atingindo a Rua Joaquim Pereira Bispo. (...) Os moradores estão recebendo toda a assistência necessária da concessionária e já foram encaminhados para pousadas ou hotéis até que o local seja totalmente limpo e não haja nenhum risco para as famílias. A empresa informa, ainda, que todos os possíveis prejuízos serão ressarcidos”, diz a nota.

A concessionária também informou que “técnicos da Geo mecânica estão trabalhando desde sábado, 31 de outubro, na Rua Evangelista Manoel da Silva, para fazer a sondagem do terreno e avaliar a estabilidade do talude do muro de contenção que desabou. Os moradores das casas atingidas pela lama só poderão retornar quando a empresa especializada emitir laudo favorável para a Defesa Civil e para a concessionária. A limpeza das casas já foi concluída. Durante a noite [do dia 2 de novembro] foi realizada manobra temporária da rede adutora de Conselheiro Paulino para abastecimento do distrito e da cidade. (...) A concessionária pede aos moradores o uso racional da água por mais 24 horas, até que a distribuição seja totalmente normalizada.”

Os bairros impactados são: Rui Sanglard, Jardim Ouro Preto, Prado, Parque das Flores, São Jorge, Floresta, Parque Maria Theresa, Terra Nova, Santo André, Lot. Barão, Lot. Belmont, Lot. Morro dos Maias, Jardim Marajói, casas populares do Parque das Flores e Jardinlândia (parte baixa).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: São Jorge | Abastecimento
Publicidade