O movimento de incentivo à cultura Ecoar Coletivo inaugura neste domingo, 1º de novembro, um espaço no distrito de São Pedro da Serra destinado a promover ações educativas, culturais e artísticas, a fim de proporcionar a todos a democratização do conhecimento e do lazer.
A abertura conta com um grande evento cultural, onde estão programadas apresentações de dança, exposição de artes plásticas, teatro, acrobacias aéreas, ioga, hip hop, filmes e o famoso forró da região.
Foram as boas experiências do Ponto Cultural Ecoar, com sede na cidade do Rio de Janeiro e coordenação de Carla Stachmann, que incentivaram o artista plástico Celso Bonfim e o doutor em história Jorge Miguel Mayer a inaugurar em São Pedro da Serra um ponto colaborativo que reúna, valorize e incentive a cultura na região. A iniciativa tem o apoio de Zelma Gonçalves, da Ecoarte, além de artistas locais e regionais.
O Ecoar Coletivo vai funcionar como um cineclube, no shopping Cassino Serrano, localizado na Rua Rodrigues Alves, e oferecerá, de forma permanente, uma programação de eventos, cursos e oficinas durante todos os dias da semana. Outro ponto importante é que os turistas terão mais uma alternativa de lazer, em um formato que remete ao turismo sustentável.
Confira a programação de abertura
As atividades do Ecoar coletivo começam às 9h com uma aula de ioga e canto tibetano com Patricia Mello e às 10h, Carla Stachmann, ministra a oficina de movimento expressivo e criação. Às 16h30, Jorge Miguel Mayer, disponibilizará ao público, de forma inédita, o seu acervo fonográfico em sessões de audições musicais. Em seguida, haverá apresentações da Companhia Escalarte, com acrobacias aéreas na perfomance “Órbita” e do coral percussivo Timbres e Temperos, coordenado pela cantora Luhli, além da exibição do documentário “Prosas”, produzido por Celso Bonfim e que aborda temáticas relacionadas aos distritos de São Pedro da Serra e Lumiar. O evento será encerrado com um animado forró.
Estarão expostos, ainda, obras dos artistas plásticos, Alessandra Vaz, Celso Bonfim e Ana Cecília de Castro e os origamis de Daniela Mousinho. O Brechó da Amora — produtora e figurinista — também marca presença no local. O espaço funcionará das 9h às 21h. Os interessados podem encontrar a programação completa e o perfil dos artistas, no site do Ecoar Coletivo: http://ecoarcoletivo.wix.com/coletivoecoar.
Deixe o seu comentário