Outubro Rosa chega ao fim enchendo de colorido a paisagem friburguense

A cada ano, mobilização pela prevenção ao câncer de mama ganha mais simpatizantes
domingo, 01 de novembro de 2015
por Flávia Namen
Bolas e laços em apoio à causa estão em evidência no comércio da cidade (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Bolas e laços em apoio à causa estão em evidência no comércio da cidade (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Mobilização mundial pela detecção precoce do câncer de mama, o “Outubro Rosa” está chegando ao fim com um saldo positivo em Nova Friburgo. Além do comércio, instituições públicas e particulares da cidade abraçaram a causa, que coloriu de rosa as ruas friburguenses. O tom ficou em evidência na paisagem, através de balões, laços, luzes e faixas. Tudo com objetivo de chamar a atenção da população para a importância dos exames preventivos como a mamografia.

A boa adesão só vem a comprovar o atuante trabalho desenvolvido pelas diretoras e voluntárias da Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma). A equipe intensifica as ações de conscientização durante o “Outubro Rosa”, participando de palestras e eventos como o concerto realizado recentemente pela banda Euterpe Friburguense. Paralelamente a isso, a equipe costuma apelar para que o comércio ilumine ou ornamente suas vitrines de rosa, como ocorre nas principais cidades do Brasil e do mundo. Os pedidos têm sido atendidos, conforme pode ser observado nas ruas da cidade.

A exemplo do ano passado, A VOZ DA SERRA também abraçou a causa. Desde o último dia 1º de outubro, o jornal vem publicando uma tarja com um laço rosa na capa além de dedicar a edição passada do Caderno Light ao tema. O encarte mostrou o trabalho desenvolvido pela Amma, trouxe informações sobre a doença e uma entrevista com o especialista José Augusto Driendl, além de um emocionante depoimento da jornalista Dalva Ventura, que por duas vezes venceu a doença.  

A prefeitura de Nova Friburgo é outra instituição que não ficou de fora do “Outubro Rosa”. Nas janelas centrais do tradicional prédio da Avenida Alberto Braune, foram penduradas faixas cor-de-rosa em apoio ao mês de combate ao câncer de mama.

A importância do diagnóstico precoce

A meta do Outubro Rosa é divulgar que o diagnóstico precoce do câncer de mama pode prolongar a vida da mulher por mais de 30 anos, daí a importância dos exames de prevenção como a mamografia, principalmente se há antecedentes na família.

Vale destacar que, em todo o mundo, o câncer de mama é a manifestação da doença mais comum entre as mulheres, e responde por 22% dos novos casos a cada ano. Em Nova Friburgo, a Amma recebe semanalmente até duas mulheres afetadas pela doença, e chega a realizar 150 atendimentos ao mês.  

“O câncer de mama é curável se descoberto a tempo, daí a importância do “Outubro Rosa”. Esse movimento criado nos anos 90 nos Estados Unidos se propagou pelo mundo e chegou à Nova Friburgo, onde vem crescendo a cada ano. Isso mostra que as pessoas estão cada vez mais engajadas na luta contra a doença”, observa a presidente da Amma, Maria Helena Moraes dos Santos.

De acordo com as estimativas, no Brasil uma em cada oito mulheres acima de 50 anos sofrerá de câncer de mama, que atinge principalmente a faixa entre 50 e 60 anos. Por conta disso, é fundamental se prevenir contra a doença, que tem tratamento eficaz nos estágios iniciais.

Amma promove caminhada neste sábado

Neste sábado, 31, a Associação da Mulher Mastectomizada (Amma) realizará a tradicional caminha de prevenção do câncer de mama. A concentração acontecerá em frente ao Cadima Shopping, na Rua Moisés Amélio, às 9h, e o grupo caminhará pela Avenida Alberto Braune até a Praça Getúlio Vargas.

A ação, que conta com o apoio da Concessionária Rota 116, tem como objetivo chamar a atenção da população, em especial das mulheres, sobre a importância dos exames de prevenção ao câncer de mama. O evento integra a campanha Outubro Rosa. A caminhada é aberta a toda a população e quem participar deve, de preferência, vestir uma camisa ou usar algum acessório na cor rosa. De acordo com a organização do evento, são esperadas cerca de 400 pessoas. Mais informações sobre a entidade podem ser obtidas através do telefone (22) 2526-5104 ou (22) 25265322.

  • A Prefeitura de Nova Friburgo não ficou de fora: as janelas centrais da sede ganharam faixas cor-de-rosa (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    A Prefeitura de Nova Friburgo não ficou de fora: as janelas centrais da sede ganharam faixas cor-de-rosa (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • Este cartaz também destaca a importância do movimento (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Este cartaz também destaca a importância do movimento (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Outubro Rosa
Publicidade