Mais de 4 quilos de drogas fora de circulação em 2014

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
por Henrique Amorim

Durante o café comunitário mensal promovido pelo comandante do 11º BPM, Marcelo Freiman,  ontem, 24, com as lideranças dos bairros e loteamentos para ouvir reivindicações e, a partir daí, elaborar estratégias de policiamento e maior aproximação da corporação militar com a população, o tenente-coronel Freiman, apresentou dados preocupantes sobre o crescimento do tráfico de drogas em Nova Friburgo. As estatísticas resultaram em grandes apreensões de drogas em apenas 50 dias: 2.568 quilos de cocaína, 1.973 quilos de maconha e 64 gramas de crack, em diversas operações. Em uma das incursões, três membros do tráfico oriundos da favela Faixa de Gaza, na zona norte do Rio de Janeiro, foram presos no Alto de Olaria. Eles teriam sido enviados à Nova Friburgo para gerenciar bocas de fumo, mas tiveram sua missão frustrada. 

Para o comandante Freiman, o tráfico no município conta com lideranças baseadas na capital que costumam recrutar membros em favelas do Rio para reforçar o gerenciamento de pontos de venda de drogas, principalmente nos bairros Alto do Floresta e Alto de Olaria. "Graças a um trabalho de investigação com o nosso serviço de inteligência e a colaboração popular com denúncias anônimas, a PM tem conseguido dar uma resposta rápida, inibindo a tentativa do tráfico em infiltrar criminosos do Rio em Nova Friburgo”, observou Freiman reforçando a importância da comunidade ter a PM como aliada no combate à criminalidade, fornecendo informações anônimas ao disque denúncia do batalhão, o 2523-4590.

Nas últimas semanas, o 11º BPM contabilizou ainda 27 roubos com cinco prisões de suspeitos e outras 15 prisões de envolvidos com o tráfico de drogas. No mesmo período, foram registrados cinco casos de homicídios e lesão corporal seguida de morte, contra oito ocorrências do mesmo gênero no primeiro bimestre de 2013. 

Asfixia no tráfico com três novos PPCs

Com o intuito de reduzir o poder do tráfico e garantir mais segurança à população, o comando do 11º BPM está otimista com a possibilidade de instalar, em breve, Postos de Policiamento Comunitário (PPCs) em bairros com maior índice de mancha criminal, como o Alto do Floresta e o Alto de Olaria, além de uma unidade também no novo condomínio Terra Nova, em Conselheiro Paulino, que já abriga mais de 400 famílias de desabrigados das chuvas de 2011. "Nossa meta é evitar que traficantes aliciem adolescentes e jovens para o crime nessas comunidades e garanta paz e tranquilidade à população”, disse Freiman.

O comandante do 11ºBPM aguarda a negociação entre a prefeitura de Nova Friburgo e o estado para desapropriação de áreas estratégicas nestas comunidades para instalação dos PPCs. Com as unidades de segurança em pleno funcionamento, serão deslocados para cada uma pelo menos 5 policiais por turno, garantindo o policiamento 24 horas. "Atualmente, promovemos asfixias nessas localidades que resultam em recolhimento de drogas e prisões. Mas esses procedimentos são burocráticos. Temos que levar as drogas e os presos para a delegacia e lá é feito o trâmite de acordo com a lei, o que leva tempo. Enquanto isso, as comunidades aliciadas pelo tráfico ficam à mercê dos bandidos que, obviamente, voltam a atuar enquanto a polícia não está por lá. Com o PPC 24 horas, essa ação criminosa será inibida”, sustentou o comandante do 11º BPM. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Drogas | tráfico de drogas | PM
Publicidade