Mais de cinquenta atletas do Gol de Placa participaram de uma triagem para a realização de tratamento dentário gratuito, promovido pela Ong Dentista do Bem e com o apoio da Oral B. A ação, que aconteceu em diversos pontos do mundo, foi realizada em Nova Friburgo na manhã da última segunda-feira, 18, no Batalhão da Polícia Militar.
No município, a atividade foi destinada apenas para atletas atendidos pela Ong Gol de Placa. Após a triagem, os adolescentes e jovens escolhidos recebem tratamento gratuito até completar 18 anos. Pessoas com menor poder aquisitivo, faixa etária e que apresentem problemas graves têm prioridade no processo seletivo. “É muito importante essa mobilização em diversas partes do mundo. Com esse trabalho temos a possibilidade de identificar as necessidades de cada pessoa. Para nossa região isso é fundamental, pois temos muitas crianças que necessitam deste tipo de tratamento”, destacou a coordenadora da ONG Dentista do Bem Regional de Teresópolis, Anna Cristina Tenan.
De acordo com o coordenador do Gol de Placa, Alex Carvalho, no ano passado 25 atletas foram selecionados para receber atendimento odontológico. A parceria com a ONG Dentista do Bem foi destacada pelo profissional como um dos pontos importantes para a melhoria da qualidade de vida dos jogadores. “A importância é que trazemos um benefício para a saúde das crianças, pois nem todas as famílias têm acesso ao tratamento dentário. Acho que essa parceria veio para fortalecer ainda mais a imagem do projeto Gol de Placa junto à sociedade. A família Gol de Placa agradece aos dentistas de Nova Friburgo que participam do projeto”, afirmou.
A MAIOR TRIAGEM DO MUNDO
O evento aconteceu simultaneamente em diversas cidades do Brasil e em outros 10 países da América Latina e Portugal. O principal objetivo foi identificar crianças e adolescentes que necessitem de tratamento odontológico.
Em 1995, Fábio Bibancos escreveu seu primeiro livro, “Um sorriso feliz para seu filho”, com foco na prevenção de problemas odontológicos. Durante as palestras que ministrava em escolas da rede pública, as mães mostravam a situação bucal dos filhos. Para encontrar uma solução para o problema, o profissional e quinze colegas começaram a realizar atendimentos gratuitos, com a ideia de criar uma rede de voluntariado: o Dentista do Bem, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), pelo Ministério da Justiça.
O GOL DE PLACA
O projeto Gol de Placa foi criado em 2003 com o objetivo inicial de atender as crianças do bairro Cascatinha. Três anos depois, o coordenador Alex Carvalho recebeu um convite da Polícia Militar para montar um núcleo da Escolinha nas dependências do Batalhão. A partir desta parceria e do apoio da Stam Metalúrgica, a iniciativa cresceu e passou a atender centenas de crianças das mais diversas localidades de Nova Friburgo e região, oferecendo outros serviços além do futebol. Em 2013, os responsáveis projetam novos rumos com a criação da ONG Gol de Placa e pretendem criar um programa de televisão e outro de rádio para divulgar o trabalho realizado.
Deixe o seu comentário