Neste sábado, 24, e domingo, 25, uma nação nervosa e esperançosa adentra milhões de salas de aula no Brasil com um objetivo nobre em comum: fazer o Exame Nacional do Ensino Médio — Enem. O teste, hoje uma das principais ferramentas para se conseguir ingresso nas faculdades e universidades públicas (através do ProUni) e privadas (através do Fies) no país, é realizado em dois dias e contém 180 questões objetivas de múltipla escolha (ver box).
Além do ingresso no ensino superior, a nota do Enem também possibilita a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio — desde que observados determinados critérios quanto a formação do aluno e o resultado do teste.
Raio-X do candidato: Rio de Janeiro registra mais de 500 mil inscritos
Em 2015, serão 7.746.057 candidatos em todo o país, número 10,6% menor que o registrado no ano passado, quebrando uma sucessão de recordes que vinha desde 2008, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame será realizado em pouco mais de 1600 cidades brasileiras, dentre as quais 52 municípios do Estado do Rio de Janeiro — que registrou pouco mais de 540 mil inscrições.
Nova Friburgo recebe neste fim de semana não só seus próprios filhos, como também os candidatos de cidades circunvizinhas como Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Cantagalo, Duas Barras, Macuco, entre outras. Procurada pela redação de A VOZ DA SERRA, a Secretaria de Educação do município informou que não há gerência do órgão na escolha dos locais de realização das provas, assim como não tem conhecimento sobre estatísticas do número de candidatos na cidade. Já o Inep informou por e-mail que os dados divulgados pelo instituto não abrangem municípios ou microrregiões, apenas Unidades Federativas. Eis, então, o perfil do candidato fluminense:
Deixe o seu comentário