Massimo — 21/10/2015

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Data histórica

Para todo mundo que cresceu nos anos 80, hoje é uma data histórica e plena de significado.

Tudo porque foi exatamente no dia 21 de outubro de 2015, às 16h29 no horário da Califórnia – 21h29 no horário brasileiro de verão – que Marty Mcfly chegou ao futuro, no segundo episódio da cultuada trilogia “De Volta para o Futuro”.

Pode acreditar, tem muito adulto por aí que aguarda esse dia há mais de 25 anos.

Comparação

A data certamente será marcada por muitas postagens na internet e matérias jornalísticas, mas uma das abordagens mais interessantes é fazer a comparação entre a visão que se tinha do futuro há três décadas (o filme foi lançado em 1989), e as mudanças que efetivamente ocorreram.

É curioso, por exemplo, que os autores tenham imaginado projeções holográficas ou pranchas e carros voadores, mas não tenham antecipado o telefone celular ou a internet, cujas tecnologias já eram existentes naquela altura.

Diversão garantida

Para quem não conhece os filmes, vale dar uma conferida.

Diversão garantida.

Teleférico (1)

O colunista tem algumas boas novidades a respeito do principal equipamento turístico de nossa cidade.

O complexo do teleférico inaugura até o fim do ano um novo boliche com seis pistas, mais amplo e moderno, um ringue de patinação no gelo e também um restaurante panorâmico.

E o que é mais interessante: tudo será decorado com a temática olímpica, já em preparação para receber e transportar a tocha, no ano que vem.

Teleférico (2)

As notícias já confirmadas, no entanto, representam apenas uma pequena parte do que pode acontecer no médio prazo.

Afinal, o segundo estágio já foi liberado pela Defesa Civil – ele não sofreu danos na tragédia de 2011, mas teve de ser recuperado após ter vários equipamentos furtados durante o período em que ficou paralisado – e aguarda apenas a liberação judicial para voltar a funcionar.

A expectativa é bastante positiva a este respeito.

Teleférico (3)

É importante observar também que o 2º estágio localiza-se em área particular, e por isso não depende de concessão para funcionar.

Situação diferente da observada no 1º estágio, cuja concessão deveria ter vencido em 2014, mas foi prorrogada até 2017 em função do período não explorado após as chuvas de janeiro de 2011.

Teleférico (4)

E é justamente essa incerteza com relação à continuidade do empreendimento que tem represado uma série de investimentos que prometem modernizar o teleférico e dar novo aspecto à Praça do Suspiro.

Tendo em vista o bicentenário da cidade, o empresário Rodolfo Acre tenta agora antecipar o processo de licitação, para que possa implementar o projeto cujo esboço pode ser visto nas imagens que ilustram a coluna de hoje.

Teleférico (5)

Caso a concessão venha a ser renovada, as tradicionais cadeirinhas serão substituídas por cabines que fazem lembrar o teleférico da Expo 1999, em Lisboa.

Além disso a empresa se compromete a transferir para a Praça do Suspiro o ringue de patinação e a cuidar de toda a praça (bancos, chafariz, flores), como contrapartida.

Aspas

“Não é um investimento barato, e por isso precisamos desta garantia para tirarmos o projeto do papel. Se conseguirmos renovar a concessão, minha vontade seria começar as obras logo após a Semana Santa de 2016, e a previsão é que elas durem entre seis e oito meses”, declarou Rodolfo.

Agentes unidos

Conforme antecipado pelo Massimo, foi criada na segunda-feira, 19, a Associação dos Agentes de Trânsito de Nova Friburgo (AAGTransnf).

E logo em seu primeiro encontro a classe já elegeu sua diretoria, composta por Luciano (presidente), Dionimar (vice-presidente), Geraldo (secretário geral), e Guilherme (tesoureiro).

Opção cultural

A edição de ontem, 20, de A VOZ DA SERRA já informou na coluna Etc & Etc do gente boa Luiz Antônio Dias que somou mais uma primavera nesta data, mas o Massimo reforça: a banda Euterpe Friburguense realiza no próximo sábado, 24, a partir das 18h30, palestra com o maestro e compositor Ricardo Tacuchian, com o tema “Grandes compositores brasileiros: o legado de Villa- Lobos, 50 anos após sua morte”.

A apresentação acontece no Pontinho de Leitura, anexo à sede da agremiação musical na Avenida Euterpe Friburguense nº 53, com entrada franca.

Cuidados com a pele (1)

Dois dias antes, na próxima quinta-feira, 22, às 19h, será realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) a palestra “Cuidados dermatológicos com a pele no dia a dia no trabalho", com a dermatologista Solange Gonçalves Freitas. Durante o encontro, o público terá explicações sobre os cuidados com a pele que devem ter pessoas que trabalham em ambiente com ar condicionado; diariamente maquiadas; ou que fazem serviço externo.

Cuidados com a pele (2)

A inscrição pode ser feita pelo site da Acianf, e os organizadores pedem que interessados doem shampoo, condicionador, hidratante para o corpo, protetor solar, barbeador ou creme de barbear, que serão posteriormente encaminhados para as instituições beneficentes de Nova Friburgo.

Santo forte

Quem costuma acompanhar os noticiários tem testemunhado o drama das pessoas afetadas pela explosão de gás na madrugada de segunda-feira, 19, no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro.

Pois bem, entre as sobreviventes do episódio está a costureira Marlene Sangy, de 46 anos, que escapou dos escombros que desabaram sobre sua residência, e há pouco menos de cinco anos também sobreviveu à tragédia climática aqui em Nova Friburgo.

Carretas

Conforme antecipado pela coluna, o prefeito Rogério Cabral recebeu representantes do grupo de trabalho formado para discutir a circulação de carretas no perímetro urbano friburguense em horários de maior movimento.

O encontro teve o intermédio do líder de governo, vereador Marcelo Verly, e as sugestões elaboradas em conjunto, e publicadas pelo Massimo, foram incorporadas a um decreto que deve vigorar em caráter experimental a partir de dezembro.

Relembrando

Basicamente, ficou acertado entre as partes que a proibição só se dará do trevo de Duas Pedras à Rua Padre Sabóia de Medeiros, das 16 às 19h, de segunda a sexta-feira.

No sentido Centro-Norte (Debossan x Furnas) o acesso será livre em todos os horários e dias.

Foto da galeria
Projeto Teleférico
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.