Para quem passou a tarde da última sexta-feira, 16, se abanando pra fugir do calor — só aqui no A VOZ DA SERRA foram comprados mais três ventiladores para dar conta de refrescar todos os ambientes da sede —, essa primeira segunda-feira do horário de verão, nesta segunda-feira, 19, foi realmente atípica. Com o frio friburguense dando, mais uma vez, o ar da graça e o céu tão nublado que em nada lembra o calorão de céu azul que enfrentamos no início de outubro, quem não aproveitou o último sábado, 17, com sol intenso ou não botou a máquina de lavar roupas para funcionar deve estar um pouco arrependido. E quem já tinha guardado a roupa de inverno no fundo do guarda-roupa até já deve ter pegado alguns itens de volta.
Foi uma queda brusca, de aproximadamente 15 graus em 48 horas. Os termômetros, que chegaram a marcar mais de 30 graus — um total horror para a população friburguense — na semana passada, amanheceram marcando 15 graus ontem. Às 14h, a temperatura divulgada pelo site Climatempo anunciava “16º com muitas nuvens e previsão de pancadas leves de chuva”. O que é uma notícia boa, já que a estiagem vem preocupando os produtores rurais da cidade, que se destaca principalmente nas produções de couve-flor, morango, brócolis e flores de corte. Mas, pelo menos, até o fim da tarde de ontem, chuva que é bom mesmo, nada. Nem aquela chuvinha de leve que serviria para limpar a fuligem das recentes queimadas apareceu por aqui. Uma pena.
Segundo o mesmo site, no entanto, ainda esta semana a temperatura pode voltar a registrar dígitos maiores. Para amanhã, 21, e quinta, 22, os termômetros podem registrar máximas de 26 e 30 graus, respectivamente. Mas, como o clima de Friburgo já foi polar e agora é bipolar, melhor deixar as roupas de frio à mão, por enquanto.
Deixe o seu comentário