A Mão Amiga da Polícia Militar

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

O 11º BPM inaugura hoje, 19, no próprio quartel, na Vila Nova, ainda em comemoração pelos 54 anos de criação do batalhão transcorridos no último dia 2, a obra de arte "Mão Amiga”, criação do artista plástico Felga de Moraes. A esfinge simbolizando uma mão estendida representa ainda a missão da corporação militar em propiciar segurança à comunidade. Digna de diferentes interpretações individuais, a criação de Felga aponta para um significado comum a toda população, sugerindo também a necessidade de uma estreita relação de confiança entre o poder público, representado pela PM e a sociedade friburguense. 

De acordo com o comandante do 11ºBPM, tenente-coronel Marcelo Freiman de Sousa Ramos, a abertura de um espaço no Batalhão Tiradentes para uma manifestação artística de magnitude demonstra a humanização idealizada nas relações entre a corporação militar e o cidadão, invertendo uma visão segundo ele superada da PM, que era vista distanciada da população. "Hoje a ideia é de um novo modelo de gestão, ao contrário do papel meramente repressivo. A polícia busca ter uma nova função maior e mais importante em sociedades democráticas, baseada em estratégias de prevenção, negociação de conflitos e sempre respeitando os direitos fundamentais coletivos e individuais”, observa o comandante. 

Ele observa ainda que a inauguração da obra "Mão Amiga” hoje soma-se a outras ações já implementadas pelo batalhão, como o café comunitário mensal, a parceria esportiva com o projeto Gol de Placa e ampliação do Programa Estadual de Erradicação das Drogas (Proerd) nas escolas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 11º BPM | inauguração
Publicidade