Exatos três meses depois da primeira vistoria realizada pela Defesa Civil no segundo estágio do Teleférico de Nova Friburgo, os técnicos e engenheiros do órgão voltaram ao local na manhã de ontem, 1º. A nova visita buscou avaliar se os serviços exigidos, no dia 1º de julho, para reabertura do espaço haviam sido efetuados. De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori, a administração do teleférico cumpriu todas as 15 exigências de segurança para a reativação do equipamento turístico.
“Avaliamos todos os itens do relatório, principalmente aqueles que são mais imprescindíveis, como o corrimão em toda a extensão da escada de evacuação e a cerca protetora no espaço onde se encontra a cruz, e ao que diz respeito à estrutura, está tudo certo”, explicou Mori.
Para o proprietário do teleférico, Rodolfo Acri, a expectativa é de que o trecho seja reinaugurado ainda este ano: “Estou agradecido a Defesa Civil por todas as orientações. Claro que prezamos pela segurança de todos, mas, às vezes, não conseguimos constatar o que possa representar risco e a Defesa Civil nos ajudou nisso. Nosso trabalho a partir de agora é apresentar o documento de liberação para a Justiça e torcer que, com essas evidências, possamos reabrir o espaço o mais rápido possível. Quem sabe, até o fim deste ano”, disse o empresário.
Ainda segundo Rodolfo, há mais de um ano o segundo estágio do teleférico funciona diariamente, mas apenas para realização de manutenção. De acordo com ele, foram gastos cerca de R$ 100 mil para repor cabeamentos, motores e outros equipamentos que foram roubados e danificados na época da catástrofe. Já para cumprir as exigências da Defesa Civil, foram injetados mais R$ 10 mil.
Teleférico: um símbolo turístico de Nova Friburgo
Inaugurado em meados da década de 1970, o teleférico é uma das principais atrações turísticas de Nova Friburgo e região. O equipamento é um dos maiores do país, com um trajeto que totaliza quase 1.500 metros de extensão, e chega a 1.320 metros de altitude no ponto final, situado no Morro da Cruz, onde é possível ter uma vista privilegiada do município.
A atração, no entanto, foi interditada depois da tragédia climática de 2011. No ano passado, após passar por uma série de testes para comprovar sua segurança, o primeiro estágio do teleférico—entre a Praça do Suspiro e o mirante com um complexo de lazer—foi reinaugurado. Hoje o local se tornou um dos símbolos de reconstrução da cidade e voltou a ser frequentado por friburguenses e turistas.
Com a liberação ontem da Defesa Civil, há um reforço na expectativa daqueles que querem fazer um passeio diferente e apreciar uma vista privilegiada e panorâmica da cidade.
Deixe o seu comentário