Governo capixaba visita produção agrícola de Friburgo

Espírito Santo pretende desenvolver ações sustentáveis e incentivar boas práticas em microbacias
terça-feira, 29 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Técnicos capixabas e fluminenses durante visita às áreas rurais de Nova Friburgo (Foto: Paulo Filgueiras)
Técnicos capixabas e fluminenses durante visita às áreas rurais de Nova Friburgo (Foto: Paulo Filgueiras)

Construir uma estratégia de desenvolvimento rural sustentável em microbacias hidrográficas no território capixaba e conhecer os principais resultados do Programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura, foram os objetivos de uma visita técnica realizada semana passada por integrantes do governo do Espírito Santo a alguns agricultores familiares de Nova Friburgo.

Além dos resultados das práticas incentivadas pelo Rio Rural, a comitiva conheceu também os trabalhos do Programa Estradas da Produção, através da manutenção de estradas vicinais, drenagem, da construção de pequenas pontes e da aplicação de revestimento primário (brita do tipo bica corrida) em diferentes pontos do distrito de Campo do Coelho. Representando o governo do estado vizinho, participaram o subsecretário de Desenvolvimento Agropecuário, da Aquicultura e da Pesca, Marcelo Suzart de Almeida; o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Wanderley Stuhr; e o diretor técnico da instituição, Lucio Herzog De Muner.

Boas práticas no campo

O agricultor Ieldo Scheles, por exemplo, produz hortaliças numa área de sete hectares em Salinas, na microbacia Santa Cruz, em Campo do Coelho. Após participar de uma palestra sobre adubação verde, durante reunião da associação local, o produtor decidiu introduzir a aveia-preta para a posterior formação de uma cobertura vegetal morta sobre a superfície do solo. Com o Rio Rural, Ieldo foi contemplado em dois subprojetos grupais, onde foi possível adquirir uma carreta tracionada e um microtrator. “Mesmo ainda não tendo recebido incentivo financeiro de forma individual pelo programa, o produtor percebeu,antecipadamente, as vantagens da inserção dos adubos verdes na lavoura e não quis perder tempo”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater-Rio e assessor técnico regional do Rio Rural, Gerson Yunes, que ministrou a palestra à época.

Em reunião na microbacia São Lourenço, o técnico agrícola da Emater-Rio, Ocimar Teixeira, apresentou os resultados das políticas públicas de comercialização para agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), ambos do governo federal, executados em parceria com estados e municípios.

“Em Nova Friburgo, o poder público municipal investiu cerca de R$ 1,4 milhão na aquisição de 25 gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar para atender a merenda de 133 escolas e creches, onde estão matriculados cerca de 20 mil estudantes. A Emater-Rio teve papel decisivo na organização das comunidades e no apoio à elaboração dos projetos”, destacou o extensionista, que também executa o Rio Rural nas microbacias Barracão dos Mendes e do distrito de Riograndina.

Durante visita ao Centro Familiar de Formação Por Alternância (Ceffa) Rei Alberto I—instituição de ensino público mantida através de convênio entre o Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), Prefeitura e governo do estado—os técnicos capixabas conheceram o projeto de educação do campo que aplica a metodologia da pedagogia da alternância, onde é valorizada a participação da família no processo de formação do estudante e a inclusão do jovem no meio profissional agrícola.

A comitiva capixaba também participou, no Rio, de uma reunião com o secretário de agricultura Christino Áureo e com as diretorias da Emater-Rio e da Pesagro-Rio, empresas executoras do Rio Rural. Em julho, o secretário executivo do Rio Rural, Nelson Teixeira, e a coordenadora técnica, Helga Hissa, estiveram em Vitória- ES, onde apresentaram a metodologia de trabalho em microbacias hidrográficas desenvolvida no Estado do Rio desde 2006.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Governo | espírito santo | friburgo | Rio Rural | agricultura familiar
Publicidade