Projeto CIPPs pretende aproximar a PM da população

"Polícia de Proximidade" será implantado em todo o estado
terça-feira, 29 de setembro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Execução do Hino Nacional, com o comandante geral Alberto Pinheiro Neto, Braulio Rezende e os coronéis James e Hespanha (Foto: Amanda Tinoco)
Execução do Hino Nacional, com o comandante geral Alberto Pinheiro Neto, Braulio Rezende e os coronéis James e Hespanha (Foto: Amanda Tinoco)

Na última sexta-feira, 25, em encontro na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Friburgo (Sincomércio), o comandante-geral da Polícia Militar no Estado do Rio de Janeiro, coronel Alberto Pinheiro Neto, anunciou um projeto que pretende ser implantado em todo o estado, onde as Companhias Integradas de Polícia de Proximidade (CIPPs) irão integrar o policiamento através de pequenas unidades. A intenção do projeto apresentado pelo coronel Pinheiro, que é friburguense, é que daqui a alguns anos cada quarteirão da cidade tenha um soldado para cuidar da segurança local.

O comandante-geral revelou que o projeto das CIPPs está sendo testado numa praça do bairro do Grajaú, Zona Norte do Rio, onde a redução nos índices de criminalidade chegou a 40%, e que o mesmo modelo deve ser utilizado em breve na unidade do 11º BPM no município de Cordeiro. Ele considera que todos—Federação, Estados, municípios, Defensorias Públicas—têm responsabilidade dentro do sistema de segurança pública, por isso as CIPPs funcionam como um chamado para que participem do processo de levar mais policiamento à população.

“Pode parecer paradoxal, mas, para ter futuro, a segurança pública deve voltar ao passado. É uma ideia semelhante ao policiamento de bairro que havia no Rio nas décadas de 50 e 60, com as duplas de Cosme e Damião. O que percebemos hoje é que, mesmo com os índices de criminalidade sendo derrubados mês a mês, o medo subjetivo, a sensação de insegurança da população continua. Só vamos combater isso aproximando cada vez mais a polícia da população”, explicou o coronel Alberto.

O coronel contou ainda que desde quando assumiu o comando geral da PM, há cerca de dez meses, com organização e planejamento, vem conseguindo “reverter os índices de criminalidade que estavam assolando a população”. Em agosto a queda no número de homicídios em Friburgo foi de 24%.

Ainda na reunião, o coronel Alberto, juntamente com o comandante do 7º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel James de Barros, e do comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Carlos Eduardo Hespanha Matt, receberam placas em homenagem aos serviços prestados à segurança pública do estado. “Estou feliz por receber essa homenagem. Sou simplesmente um soldado da polícia, com capacidade de reunir boa equipe”, finalizou.

Estiveram presentes ainda na reunião o coronel Miguel Ramos, piloto do helicóptero do Grupamento Aeromóvel da PM; o tenente-coronel Oderlei Sousa, coordenador de Comunicação Social da PM; o tenente-coronel Vitor Serra, assessor do comandante geral; o major Francisco Novaes, subcomandante do 11º BPM; outros oficiais da PM e parentes do coronel Pinheiro Neto, além de diretores da CDL e do Sincomércio.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: polícia de proximidade | friburgo | CDL | Sincomercio
Publicidade