Massimo — 25/09/2015

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Coletivas (1)

Nos últimos dias foram anunciadas três coletivas de imprensa de grande interesse para a população em Nova Friburgo.

A primeira delas, realizada ontem, 24, no gabinete do prefeito Rogério Cabral, reuniu os prefeitos de Teresópolis, Cordeiro, Trajano de Moraes, Carmo, Nova Friburgo, Bom Jardim, Cantagalo e Santa Maria Madalena, além do secretário de Saúde de Macuco, representando o prefeito Félix Lengruber, para protestar contra a queda nos repasses federais e estaduais.

Coletivas (2)

A segunda, a ser realizada às 10h de hoje, 25, reunirá os deputados Glauber Braga e Wanderson Nogueira para dar detalhes a respeito do futuro político de ambos, e da recém-confirmada transferência de Glauber para o Psol.

Tanto Glauber quanto Wanderson sabem que perguntas a respeito de eventuais candidaturas em 2016 serão inevitáveis.

Coletivas (3)

Por fim, foi agendada para a próxima segunda-feira 28, uma coletiva com os membros da CPI da Saúde para apresentação do balanço dos trabalhos de investigação já realizados.

Serão abordados aspectos como as diligências feitas pelos membros da CPI nas dependências do Hospital Municipal Raul Sertã e na Policlínica Sylvio Henrique Braune; os processos solicitados e os próximos passos da investigação.

Prefeitos

A primeira dessas coletivas teve um profundo tom de desabafo, com os prefeitos da região manifestando todo o desgaste acumulado pelas dificuldades que têm encontrado para fechar suas contas em meio ao grande corte de repasses estaduais e federais que se observa desde o 2º semestre de 2014, e às pesadas críticas a que vêm sendo expostos.

União

Em sua fala, inclusive, o prefeito Rogério Cabral fez um apelo à união entre os principais atores políticos e sociais, enfatizando que as eleições são apenas no fim de 2016, e que o momento é de todos trabalharem juntos para que seja possível vencer esse período da melhor forma possível.

Do contrário,  e sem o suporte das esferas superiores, o governo corre o risco de não ter caixa para honrar seus compromissos com a folha de pagamento do funcionalismo e os fornecedores já no fim deste ano.

Opção

O prefeito não abordou o assunto na coletiva, mas por todas as entrevistas que fez recentemente, o Massimo entende que, depois de proporcionar ganhos salariais reais em 2013 e 2014, a Prefeitura terá grandes dificuldades até mesmo para repor a inflação de 2015 a seus funcionários.

O entendimento do colunista é que a opção tem sido por preservar todos os empregos, mesmo que no fim possa não haver orçamento para reajustes e aumentos.

Ato público

Após a coletiva que realizam hoje, 25, tanto Glauber Braga quanto Wanderson Nogueira reencontram-se às 16h30 em frente à agência da Caixa Econômica Federal nas cercanias da Praça Dermeval Barbosa Moreira, para a realização de ato público contra a privatização do estacionamento rotativo em Nova Friburgo.

O movimento que organiza a manifestação em parceria com o Fórum Sindical já colheu mais de 23 mil assinaturas de apoio junto à população.

Diálogo

Diversas notas publicadas pelo Massimo nos últimos dias renderam respostas por parte de leitores e/ou personagens citados.

Explicação (1)

Quanto ao motociclista cuja foto foi publicada na edição de quarta-feira, ele fez questão de esclarecer que sua moto estava sem placa por ser zero quilômetro, mas ainda dentro do prazo de tolerância.

A documentação estava ok, a ponto de ter sido liberado numa blitz que o parou. Quanto ao capacete do carona, ele também já providenciou a rede apropriada para fazer seu transporte.

Menos mal.

Explicação (2)

Também o agente de trânsito Luciano Torres Corrêa entrou em contato com o colunista para prestar esclarecimentos a respeito das situações fotografadas e publicadas na coluna de ontem, 24.

Luciano lembrou que o artigo 29 inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro garante que “veículos destinados a fiscalização e operação de trânsito, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados.”

Explicação (3)

A rigor o colunista jamais questionou tal prerrogativa, mas Luciano fez questão de explicar que na primeira foto os agentes “estavam fazendo a fiscalização nos arredores do Suspiro, haja vista que os ônibus intermunicipais estão fazendo ponto no local. Só para constar, nesse dia foram rebocados 13 veículos em local proibido”.

Segue

“Na segunda foto eu estava multando um veículo parado em cima da faixa de pedestre na esquina da Rua Monsenhor José Antônio Teixeira com a Augusto Spinelli.”

“E na terceira foto o agente estava multando e retirando os veículos na Rua Sete de Setembro, pois ali é um gargalo que prejudica muito o tráfego friburguense.”

“Infelizmente alguns cidadãos que já foram multados por agentes tentam manchar a imagem dos agentes de trânsito”

Explicação (4)

Moradores do distrito de Mury procuraram o colunista para esclarecer que, apesar da obra de recuperação da ponte pedonal próxima ao local onde tombou a carreta de cimento ter sido efetivamente solicitada à Prefeitura, e também diretamente à Secretaria de Obras pelo Gabinete nas Ruas do vereador Ceará, os próprios moradores acabaram se antecipando ao governo e realizando a reforma por conta própria.

Assim, tanto a mão de obra quanto o material utilizado foram de natureza particular.

Mutirão

Diante do grande sucesso da segunda edição do Mutirão da Dívida Ativa, a Prefeitura enviou projeto à Câmara Municipal solicitando a prorrogação do prazo para a oferta dos benefícios por mais 30 dias.

E fez muito bem. Não apenas porque se trata de uma forma apropriada de aumentar a arrecadação própria, mas também porque dá à população a chance de quitar débitos sob condições bastante favoráveis.

É hoje! (1)

Alô morador de Conquista!

A Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Ssubea), através da Secretaria de Meio
Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo, mantém até o fim da tarde de hoje, 25, um posto para agendamento de castração de cães e gatos na Ceasa, como parte do Programa de Controle da Natalidade Animal.

É hoje! (2)

O atendimento será feito das 13h30 às 17h, e os donos dos animais devem ser moradores da localidade e portar xerox de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, e uma foto do animal.

O trabalho tem o apoio da Associação de Moradores, que também vai prestar orientações gerais sobre o bem-estar animal, atender a denúncias de maus tratos e cadastrar voluntários da região ligados à causa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2522-1356.

“Melhores” do trânsito

Dando sequência às imagens de irregularidades comuns em nossas ruas, o Massimo publica hoje, 25,  fotos enviadas pela leitora Amanda e pelo leitor Gabriel.

O bloqueio à rampa de acesso à calçada, por sinal, representa uma das reclamações mais frequentes enviadas ao colunista.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.