Pelo menos sete radares eletrônicos fixos podem ser retirados da RJ-116, no trecho entre Itaboraí e a Ponte da Saudade. Nesta segunda-feira, 21, o deputado estadual Comte Bittencourt (PPS) se reuniu com o presidente do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Ângelo Monteiro Pinto, para tratar da quantidade de pardais existências na rodovia estadual.
“Nós conversamos sobre essa pauta importante para Nova Friburgo e região. Eu levei para o novo presidente do DER o estudo técnico feito pelo órgão contendo a análise técnica de cada redutor de velocidade desde Itaboraí até a Ponte da Saudade. Há uma inquietação do setor turístico de Friburgo em relação às multas. Ninguém está advogando, de forma irresponsável, que não exista controle de velocidade numa estrada estadual. Mas é preciso haver bom senso. O próprio DER aponta tecnicamente a sugestão de desligar alguns desses reguladores, implantados de forma desnecessária”, disse o deputado.
Segundo o parlamentar, a RJ-116 tem 20 radares nos seus cerca de 273 quilômetros de extensão — de Itaboraí, na Região Metropolitana, até Itaperuna, no Noroeste do estado. O estudo técnico feito pelo próprio DER, em 2013, indica a retirada dos radares dos quilômetros 15, próximo a um posto de gasolina em Itaboraí, dos quilômetros 27,1 (Japuíba), 28 (Japuíba) e 46 (Igreja Maanaim) em Cachoeiras de Macacu, e mais três radares em Nova Friburgo, nos quilômetros 71,5, 76 e 76,9, no distrito de Mury.
Em nota enviada ontem, 23, o DER informou que a retirada dos radares, depende de um novo estudo de engenharia de trânsito a ser realizado nos próximos dias. “A preocupação do órgão é com a segurança dos usuários. A exclusão de instrumentos que ajudam na fiscalização depende de uma série de normas a serem seguidas como a contagem de acidentes, quais os pontos em que a ocorrência é maior, curvas acentuadas entre outros. A equipe de engenheiros rodoviários do DER fará uma nova análise sobre o assunto”, informou a assessoria de comunicação do órgão.
Riscos e multas
É bom lembrar que o radar eletrônico é uma ferramenta que causa importante impacto na redução de acidentes de trânsito nas rodovias estaduais e federais. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), além de colocar em risco a sua vida e a de outras pessoas, o condutor que é flagrado pelo pardal ultrapassando o limite de velocidade até 20% é multado em R$ 85,13 e perde quatro pontos na carteira de habilitação. Acima de 20% até 50%, a infração é grave, tira cinco pontos da carteira e a multa custa R$127,69. Ainda segundo o código, se o condutor do veículo ultrapassar o limite de velocidade em 50%, a infração é gravíssima, acarreta em multa de R$574,62 e perda de sete pontos na carteira.
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