A estação da primavera chegou e, junto com ela, as grandes oportunidades de negócio para os floricultores. O setor é responsável por movimentar, em 2014, cerca de R$ 650 milhões no estado do Rio de Janeiro. A produção fluminense tem destaque em Nova Friburgo, com 220 produtores, seguido de Bom Jardim, 200, e Petrópolis, 72. No total, a Região Serrana, concentra 60% dos produtores de flores de corte do estado.
Atualmente, 1.074 profissionais cultivam uma área superior a 950 hectares, o que representa o desenvolvimento do setor no estado. O montante gera 10% do total de faturamento no país, ficando atrás apenas de São Paulo, responsável por 35%. Segundo a secretária de Agricultura, os resultados positivos são frutos do incentivo à atividade através do programa Florescer. “Com o Florescer, estamos profissionalizando o setor, que conta com condições climáticas e de relevo favoráveis para a produção de grande número de espécies. Outro ponto relevante é a geração significativa de empregos em todos os elos da cadeia, com predominância de mão de obra familiar”, afirmou Christino Áureo, secretário de Agricultura.
A oferta de crédito, assistência técnica, capacitação, apoio à comercialização, fortalecimento das associações e profissionalizações são parte do programa, e fizeram com que, no últimos cinco anos, o setor no Rio ampliasse a oferta dos produtos de 18% para 80%.
Deixe o seu comentário