Funcionários de empresas associadas à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo participaram de curso de reciclagem na manhã da última segunda-feira, 21, no Centro de Estudos e Qualificação Profissional do Comércio Lojista, no quarto andar da sede da entidade. O curso promoveu atualização sobre temas diversos, como tipos de consultas, cuidados nas vendas, prazos, renegociação de dívidas, inclusão e exclusão de registros, além de apresentar novidades do sistema de SPC.
Presidente da CDL, Braulio Rezende conduziu a reciclagem e esclareceu dúvidas dos funcionários sobre normas e procedimentos adotados pela entidade. Ele deu ênfase à relação com consumidores.
“Existem muitas leis sobre o assunto, e dedicamos atenção especial a elas, de forma a manter nossos associados sempre bem informados”, ressaltou.
O presidente comentou que a reciclagem é uma excelente oportunidade para um contato direto com os funcionários das empresas filiadas, impossível dentro da rotina atribulada do comércio. Ele acrescentou que o curso, gratuito, ajuda a preparar os analistas de crédito para o fim do ano, época em que tradicionalmente cresce o movimento nas lojas.
“Todos os anos, fazemos questão de ter esse encontro com o pessoal que trabalha com os nossos associados, para conversar, tirar dúvidas, trocar impressões. Marcamos o curso para uma manhã de segunda-feira para não atrapalhar o expediente normal das lojas”, explicou.
Braulio Rezende acentuou que a CDL disponibiliza para seus associados acesso ao banco de dados do SPC Brasil, o maior e melhor de toda a América Latina, composto por 150 milhões de CPFs e 16 milhões de CNPJs, que anota uma média de 50 milhões de consultas por mês, feitas por cerca de duas mil entidades no país. Segundo ele, este cadastro contribui para elevar o número e a qualidade de vendas das empresas, sejam elas grandes, médias ou pequenas, do comércio ou de outros setores, de varejo, atacado ou serviços, indústrias, ou ainda empreendedores individuais e profissionais liberais.
“Hoje, nossas consultas abrangem informações completas de pessoas físicas e jurídicas, cheques, pendências financeiras, alertas de documentos, falências, concordatas, participações societárias, processos judiciais, das Juntas Comerciais, dos Detrans, do Denatran etc. Elas podem ser realizadas online, no computador das empresas, permitindo uma análise de crédito mais rápida e segura e, ao mesmo tempo, garantindo a privacidade dos consumidores”, arrematou Braulio Rezende, também presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo.
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