Colunas
30 anos de Geração Coca-Cola
Legião Urbana (1985)
Vamos ser bem sinceros: o Legião Urbana não precisa ser apresentado. Todo mundo que teve uma adolescência saudável cantou refrões da banda, disse que o Renato Russo era seu psicólogo e o entendia, tocou “Pais e Filhos” em rodinhas de violão e achou que a banda era a melhor do mundo e depois cresceu e mudou de opinião. Mas se você ou o seu bom gosto musical ainda são novos, aqui está: esse disco é um ótimo ponto inicial para conhecer de rock.
Em seu álbum de estreia, o Legião já trouxe diversos de seus clássicos que seriam repetidos exaustivamente ao longo desses trinta anos. “Será”, “Ainda É Cedo” e “Geração Coca-Cola” são as mais famosas. Enquanto a primeira traz os muitos questionamentos dos jovens, reforçada pela situação política do país na época, em que a ditadura militar estava chegando ao fim, a terceira define bem a geração da era globalizada, em uma música com clima de protesto. Na mesma linha revoltada está “Baader-Meinhof Blues”, canção apaixonante com ritmo pesado, bem próximo ao punk.
Apesar das canções pesadas darem a tônica do disco, a estreia da banda brasiliense tem muitas faixas que fogem do estilo. “A Dança”, por exemplo, é totalmente influenciada pelos temas de new wave dançantes dos fins dos 1970. Já “O Reggae” evoca o estilo jamaicano com timbres oitentistas, com uma guitarra que lembra muito o grupo The Police.
Já o peso de bandas pós-punk como o Joy Division aparecem na triste “Soldados” e também na saudosista “Por Enquanto”, surgida dos testes de Renato Russo com uma bateria eletrônica. Outra faixa que traz também essa influência é “Perdidos No Espaço”. A música tem uma linha de baixo simples e chamativa, letra interessante e a guitarra com bastante eco, totalmente anos 1980. Além disso, é um verdadeiro lado B da banda, por ser pouco conhecida e uma das melhores canções do grupo.
Em 2015 o disco está comemorando três décadas de seu lançamento e os membros ainda vivos da banda estão preparando várias celebrações para ele. Segundo o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, ainda este ano será lançada uma edição especial do disco, em versão dupla com vários extras e gravações raras. Além disso, a dupla ainda pretende se reunir em uma turnê, com a participação de músicos amigos.
Se você é jovem e está começando a se interessar por música não deixe de ouvir esse disco. Legião Urbana é um LP que traduz os sentimentos jovens e muitas das reclamações dos adolescentes dos anos 1980 são as mesmas de hoje. Também é válido para quem gosta das músicas da década, pois as faixas trazem muito da estética sonora da época, com guitarra com eco, baterias eletrônicas e teclados sintetizadores.
Legião Urbana (1985)
Artista: Legião Urbana
Músicos: Marcelo Bonfá (bateria, percussão e glockenspiel), Renato Russo (voz, violão e teclados), Dado Villa-Lobos (guitarra e violão) e Renato Rocha (contrabaixo)
Produção: Mayrton Bahia
Selo: EMI
Músicas:
1. Será
2. A Dança
3. Petróleo Do Futuro
4. Ainda É Cedo
5. Perdidos No Espaço
6. Geração Coca-Cola
7. O Reggae
8. Baader-Meinhof Blues
9. Soldados
10. Teorema
11. Por Enquanto
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário