Há 50 anos — 12/09/2015

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Um encontro marcado em outubro

11 e 12 de setembro de 1965

  • Por mais que vetem candidaturas, por maior pressão que exerçam junto ao eleitorado, os que votam têm um encontro marcado com o “dedo-durismo” através das urnas de outubro. É necessário demonstrar à maioria dos atuais detentores do poder a insatisfação popular pelo estado de coisas existentes no país. Empunhando a arma da democracia – o voto – o povo expulsará das posições que deslustram todos os vendilhões do templo.
  • O deputado José Sally – primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – é um dos grandes valores da política fluminense, pontificando no pessedismo como astro de primeira grandeza. Integrante do Diretório Regional do PSD e comandando a valorosa equipe que prestigia o seu partido no município de São Gonçalo, o Dr. Sally sobressaiu-se na vida pública por demonstrações de amor à democracia e de respeito às liberdades dos cidadãos.
  • Do “O Fluminense” do dia 10 último: “A reportagem deste jornal ouviu o líder pessedista Togo de Barros, que adiantou que o PSD pretende convidar o senador Torres a voltar ao Partido a fim de fazê-lo o seu candidato ao longo das próximas eleições”.
  • 7 de setembro: as comemorações da data de Independência ficaram circunscritas a um desfile colegial sem maior expressão e cujo sentido de organização deixou muito a desejar. A pista destinada às evoluções dos colegiais foi invadida aos poucos, resultando que somente os ocupantes do palanque oficial puderam presenciar o espetáculo apresentado pelos estabelecimentos educacionais da cidade.
  • Salve lindo pendão da esperança! Quatro suplentes convocados. Paes de Almeida teve os dois votos dos juízes efetivos.
  • Deputado Amâncio Azevedo na Tribuna da Assembleia: o funcionário fluminense carece de urgente aumento de vencimento. – Após a vigência do último reajustamento, o custo de vida apurado por órgão oficial teve um acréscimo superior a oitenta por cento.
  • A candidatura Vasconcellos Torres à sucessão do governador Paulo Torres aumenta de substância em todos os municípios fluminenses. – O crescente prestígio político do meniconado senador está impressionando sobremodo os meios políticos do nosso estado.
  • O arroz de boa qualidade desapareceu do comércio e dos postos do Sesi e Saps após as primeiras notícias das encgentes no Rio grande do Sul. – Embora estivesse anunciada a super produção do mencionado produto, nos últimos 15 dias as majorações nos vários tipos de arroz alcançaram a média de quarenta cruzeiros em quilo. – O impressionante é que não se observa a mínima providência das autoridades. O povo que se aguente.
  • Verbas federais para Friburgo. O deputado Humberto El-Jaick, além de consignar, através de outros deputados amigos seus, verbas ordinárias e extraordinárias para diversas entidades de Nova Friburgo, apresentou emendas destinadas ao nosso município no Orçamento da União.
  • Pedro Cúrio publica a crônica “Liberdade, liberdade” na coluna Ordem do Dia.
  • Carlos Saldanha publica a poesia “Jogo para as Galerias”.
  • Juvenal Marques publica o artigo “Estrada de São Martinho”.
  • Nelson Kemp publica o artigo “General Castro Guimarães em Friburgo”.
  • João Saldanha publica “O que se faz e o que se diz por aí”.
  • Ignaldo M. Victor publica o soneto “Inocência”.
  • AVS registra os aniversários de: Maria Elizabeth Miele, Franz Méier, Acyrema Vassallo Azevedo, Irineu Pina (12); Luiz Antonio Spinelli, Assef Muci Daer (13); Wanda Spinelli, Antonio Mario Azevedo (14); Heródoto Bento de Mello, Luiz Sergio Cordeiro (15); João Caputo, Nelson Valente (16); Antonio Wilson Lugon, Francisco Moraes Hollanda, Rubem Leal Pinto, Sued Janssen, Angela Spinelli (17); e Edelvira Mello Guinle (18).
Foto da galeria
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.