A Voz da Serra é a melhor viagem de um feriadão!

quarta-feira, 09 de setembro de 2015

Com sua licença, Ana Blue, nós vamos levar um “queijo com presunto pra viagem”, pois não há passeio mais bonito do que viajar pela história de nossa cidade. “As origens de Nova Friburgo” — este é o convite que o Light nos trouxe e o passaporte é uma bela capa, onde identificamos algumas nações colonizadoras. Ana Borges conversou com o vereador Pierre Moraes e a entrevista, histórica, entra para o rol dos meus recortes. “Somos quem fomos” — a afirmação reforça, no dizer de Pierre, que “Friburgo é o extrato do Brasil, temos uma formação única em nossa pluralidade”. O povo friburguense se fez da mistura de várias culturas e se tornou um grande “mosaico”, pois “somos diversos, tal como é diversificado o nosso habitat”. Aprendemos muito com Pierre e como “nada aconteceu de uma hora pra outra”, o conhecimento de todo o legado é um tema inesgotável, para longas conversas, palestras e documentários.

O evento Cadima Origens promete agradar em cheio com uma programação de dar água na boca, até domingo, 13. Danças, exposições, artesanato, oficinas e muito mais. Em “Gastronomia”, um belo pedaço de torta alemã, receita facílima que Chico Figueiredo nos oferece, é um lanche sustentável para chegarmos em “Cinema”, afinal, “a guerra chegou”. Antonio Fernando escolheu só grandes produções, como é comum ao seu bom gosto. Na “carona” dos Borges, vamos para “Literatura”, onde, “Entre pássaros e elefantes”, Tereza nos leva ao fantástico mundo da “bandeira da igualdade” — “não somos superiores a ninguém, muito menos aos animais”. Como disse Ana Blue, “o mundo real é para principiantes”. Vamos melhorar nossa relação com o Planeta Azul!

A boa noticia em “Esportes” é a realização dos Jogos Escolares Municipais (Jemf) 2015, com abertura no dia 3 de outubro. A terceira edição do evento reunirá alunos das categorias sub-15, sub-13 e do Jemf Mirim, sub-11. Os locais dos jogos já estão definidos. Vale a pena conferir! Em “Há 50 Anos”, 3 de outubro foi a data anunciada para o aumento do “pânico nas hostes revolucionárias”, quando o povo iria escolher, nas urnas, os seu mandatários. A história vive se repetindo, o “pânico” permanece!  

Festa dupla em A VOZ DA SERRA, com um bolo e duas velhinhas para cantar parabéns aos queridos Eloir Perdigão e Juracy Carvalho. Parabéns também para os 67 anos da Unidos da Saudade, que encanta o carnaval da cidade. Em “Radar”, a presidente Dilma defende a criação de receitas para reequilibrar o Orçamento e resolver problemas com déficit para 2016. Aqui falamos em crise e o desemprego parece o vírus mais grave da atualidade. Com excelentes depoimentos de gestores de sindicatos, entendemos que a situação é difícil para ambos os lados — empregados e empregadores. E como a corda arrebenta sempre para o lado mais fraco, é bom que o povo fique atento. Como bem disse Braulio Rezende, “o consumidor está muito preocupado em não se endividar, porque não sabe como vai ser o dia de amanhã”. É verdade! Estamos temerosos.

Nas surpresas de viagem, as últimas “impressões” também ficam. Não é sem motivo que a “Teoria da conspiração” trouxe muito mais conhecimento aos leitores, o que A VOZ DA SERRA é mestre em promover. Desde a mulher da nota de real aos Horseman’s, a leitura é interessantíssima, mas a teoria da Bic é surpreendente! Uma possível “sonda extraterrestre”. Mais uma razão para continuar com a Bic, que me acompanha desde os tempos da escolinha de Dona Neusa, na Filó.

Enquanto inauguramos a Usina de Asfalto, com promessas de avanço para a cidade, a Escola JK pede um caminho melhor para a solução de problemas em sua estrutura física. Pais e alunos estão desnorteados com os transtornos que a interdição da escola trouxe aos moradores de Varginha. No “Editorial” – “Um olhar para o futuro” aponta a necessidade de “políticas públicas voltadas para os jovens”. Como alerta o texto, “são mínimas as propostas para esta importante fatia da população friburguense”. Cuidar da juventude é semear esperanças de um mundo melhor.

TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.