Colunas
Tudo em família
Os Borges (1980) – Os Borges
O Clube da Esquina foi a maior representação da música mineira dos anos 1970. Tratava-se de um grupo de amigos que se reunia para fazer música em uma esquina de Minas. Estavam lá Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, entre muitos outros. Em 1980, foi gravado um disco mostrando o clima que reinava na segunda sede desse clube: o quarto dos meninos na casa da família Borges, uma mistura de estúdio com sala de reuniões.
Os Borges é um disco como sugere a faixa que o abre: “Em Família”. A canção revela diversos momentos que uma família vive e o instrumental característico do Clube. Também em clima familiar o álbum tem “Eu Sou Como Você É”. Com uma harmonia totalmente psicodélica, a letra parece um irmão mais velho contando sobre a vida para o mais novo.
O clima hippie, mais ligado aqui no Brasil à década de 1970, aparece em algumas faixas do álbum também. Em “Voa, Bicho”, o poeta Márcio Borges utiliza de uma forma especial uma metáfora sobre pássaros para falar de liberdade. Já “Carona”, com participação de Gonzaguinha, tem uma letra simples e lembra bastante as canções do repertório de Lô Borges.
Além de Gonzaguinha, Os Borges traz duas participações especiais. A pimentinha Elis Regina aparece com seu vozeirão para cantar “Outro Cais”, com um belíssimo arranjo vocal e também ótimos timbres de teclado; e Milton Nascimento canta a faixa que encerra o álbum, “Pros Meninos”.
Vale destacar também as guitarrras de “No Tom de Sempre” e a divertida “O Sapo”, canção folclórica interpretada por toda a família e que traz sons de sintetizadores interessantes. Os Borges é um disco tão bonito quanto raro. Tanto em formato CD ou vinil, o álbum é vendido a preços altíssimos, porém, não é difícil ouvi-lo online. Para quem é fã da discografia do Clube da Esquina este é um LP essencial.
Os Borges (1981)
Artista: Os Borges
Selo: EMI – Odeon
Faixas:
1. Em Família
2. Carona
3. Voa, Bicho
4. Um Sonho Na Correnteza
5. Ainda
6. O Sapo
7. Eu Sou Como Você É
8. Outro Cais
9. No Tom de Sempre
10. Qualquer Caminho
11. Daniel
12. Pros Meninos
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário