Massimo — 03/09/2015

quarta-feira, 02 de setembro de 2015

Reforma Administrativa (1)

Conforme o Massimo antecipou com exclusividade, além da possibilidade de Adriano Pequeno assumir a Secretaria de Esportes – antecipando a volta à Câmara da atual subprefeita de Campo do Coelho, Vanderléia Lima, por sua vez cotada a assumir a vaga de Joelson do pote da CPI da Saúde –, ganha força também a chance do vereador Gustavo Barroso assumir a pasta de esportes – trazendo ao plenário o suplente Naim Pedro, igualmente cotado a compor a CPI.

Reforma Administrativa (2)

De um jeito ou de outro, é certo que Vanderléia vai deixar a Subprefeitura de Campo do Coelho. Agora ou, no mais tardar, ao fim do mês.

E o prefeito Rogério Cabral não tem a intenção de indicar nenhum nome para substituí-la. Em princípio, o mais provável é que as demandas e atribuições da subprefeitura passem a ser atendidas pela Secretaria de Obras, capitaneada pelo também vereador licenciado Alexandre Cruz.

Parênteses

Um dos principais legados deixados por Vanderléia e sua equipe diz respeito às mudanças obtidas na relação entre a comunidade e o posto de saúde local.

Começando pela nova pintura, os trabalhos foram conduzidos de maneira a tornar o ambiente mais amigável e inserido na vida da comunidade.

Bruno de Souza, que assumiu em julho a direção do posto de saúde de Campo do Coelho, explicou ao colunista o objetivo do trabalho.

Aspas

“A nova pintura foi uma forma de motivar a equipe, e de melhor atender a comunidade. Buscamos renovar a energia do local, e para isso chegamos a ter uma festa julina aberta à comunidade, envolvendo o grupo de doenças crônicas. Além disso, temos também o grupo de gestantes, no qual as médicas fazem acompanhamento mensal das grávidas. E tivemos iniciativas como levar nossa médica para fazer atendimento aos trabalhadores braçais na subprefeitura, que ficaram muito felizes, uma vez que o atendimento aconteceu no local de trabalho deles.”

CPI

A reforma do secretariado é apenas uma das questões ainda indefinidas no que diz respeito à CPI da Saúde.

Não por acaso o presidente da comissão, vereador Cláudio Damião, vem expressando sua preocupação com o andamento das atividades, diante do curto prazo para o encerramento dos trabalhos.

Basicamente, Cláudio espera que os documentos sejam requeridos e enviados no prazo mais curto possível, para que a CPI possa efetivamente começar a trabalhar.

A propósito

Cláudio Damião foi uma das vozes a ecoar denúncias originadas dentro das paredes do próprio Hospital Raul Sertã a respeito da falta de insumos básicos ao pleno funcionamento da unidade.

A saber: eco doppler; compressa para cirurgia; polifix; kit de punção profunda; coletor fechado de urina; trombolítico para reverter infarto do miocárdio; lençol; toalha de papel e material de limpeza.

Explicação

Tendo recebido as mesmas denúncias, o colunista entrou em contato com a Secretaria de Saúde, e recebeu a seguinte resposta.

“Conforme publicado no Diário Oficial no dia 6 de abril de 2015, o TCE-RJ adiou para análises a licitação 010/2015, que prevê a compra de material médico hospitalar. Somente agora, dia 27 de agosto de 2015, o TCE-RJ liberou a realização do certame que se encontrava em fase de credenciamento das empresas participantes”.

Segue

“O valor estimado da licitação pela modalidade de registro de preços é de R$ 16.814.628,25. Tendo em vista o adiamento desta licitação pelo TCE-RJ, a secretaria de Saúde iniciou um processo de compra emergencial para suprir a necessidade do município, até que a licitação 010/2015 esteja finalizada e homologada. Vale ressaltar que nenhuma cirurgia de urgência deixou de acontecer.”

Ypu

Apesar da época de vacas magras, o prefeito Rogério Cabral confirmou ao colunista que continua interessado em adquirir o imóvel da fábrica Ypu, uma vez que a transação seria realizada através da troca de ativos, numa operação casada.

O citado imóvel irá mais uma vez a leilão no próximo dia 10, e, num segundo instante, poderá ser arrematado pela metade do preço.

O governo trabalha em silêncio, e sem atropelos, para tentar novo arremate no futuro. Resta ver se será desta vez ou não.

Aliás...

Com relação às administrações municipais, está ruim para rodo mundo, mas para algumas está pior.

O próprio Rogério Cabral constatou esta realidade na última terça-feira, 1º de setembro, numa reunião com outros 27 prefeitos do Estado.

Em Cabo Frio, por exemplo, o déficit chegou a tal ponto que somente a folha de pagamento já superou a arrecadação municipal!

Paralisação

Para chamar a atenção das esferas superiores quanto à necessidade de uma urgente redistribuição dos recursos, os prefeitos fluminenses devem se reunir em breve com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

E, neste mesmo dia, devem paralisar todas as atividades não essenciais de suas respectivas administrações.

A conferir.

Justas homenagens (1)

A sessão específica da Câmara Municipal nesta terça-feira, 1º de setembro, proposta pelo presidente da Comissão de Esportes, vereador Gustavo Barroso, prestou diversas homenagens a personalidades ligadas ao esporte, especialmente em Nova Friburgo.

Além de coincidir com a data dedicada ao profissional de Educação Física, a sessão também promoveu a entrega da Medalha do Mérito Esportivo Swian Zanoni ao Instituto Francisco Faria no Esporte.

Justas homenagens (2)

A sessão contou com as presenças do coronel Hespanha, representando o Projeto Solução; do professor Otto, coordenador da Universidade Estácio de Sá; de Renato Satyro, secretário municipal de Educação; do Conselho Municipal de Esportes; além de vários profissionais de Educação Física e dos nadadores Luiz Lima e Jhennifer Alves.

Sensibilizado pela lembrança, por sinal, Luiz Lima postou nas redes sociais uma foto vestindo a camisa que recebeu durante a sessão, dedicada a Nova Friburgo, cidade que o acolheu durante sua infância.

Justas homenagens (3)

Por fim, mas não menos importante, o colunista registra também a justa homenagem prestada sem aviso pelo vereador Christiano Huguenin ao colega e amigo Vinicius Gastin, competente jornalista que integra a equipe de A VOZ DA SERRA e tanto tem feito pela promoção do esporte em Nova Friburgo.

Ele merece!

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.