Colunas
Salve a “Princesa dos Órgãos, gentil”! Agora é Real...
Não gosto de começar o roteiro com a primeira pessoa do singular, mas eu confesso: de cada viagem em A VOZ DA SERRA guardo comigo recortes de entrevistas, charges, capas do Light, páginas inteiras, edições completas, muitas impressões. O passarinho amarelo do Light, por exemplo, merece moldura e um lugar de destaque na sala de visitas. Tudo é prazeroso no jornal e, de recorte em recorte, eu guardarei a “Carta para Antônia”, como presente para todas as crianças, pois “faz-se oito anos apenas uma vez na vida”. É uma raridade ganhar uma carta assim. É como Ana Blue, com os “olhos azuis de Danilo”, que modificam toda a atmosfera inerte ao romantismo. A vida é esse embaralhar de “fios de nylon” e enquanto tivermos “cidadãos de 4 anos” reprovando as “guimbas” de cigarro no chão, o mundo estará a salvo.
Lendo a entrevista com Thomaz Morett, acreditamos mesmo nessa salvação. Se “a população, de uma forma geral, está associando a preservação do meio ambiente com a melhoria da sua qualidade de vida”, então isso nos leva ao capricho de cuidar melhor do patrimônio ambiental. Mesmo que seja em passos lentos, já avançamos, pois, nos anos 80, os interessados em defender as causas ambientalistas eram classificados como “lunáticos ou subversivos”. O panorama que vislumbramos em “as belezas da fauna e da flora de Nova Friburgo” é um convite à reflexão sobre a grande responsabilidade que temos diante, não só do nosso município, mas de todo o Planeta. “Embalando sonhos e emoções”, deixamos o Light ao som das trilhas inesquecíveis, que Antonio Fernando nos recomenda com seu bom gosto. Em “Gastronomia”, aplausos para Chico Figueiredo pelos conhecimentos trazidos da Áustria e da Suíça, em viagem recente.
Em “Esportes”, Jhennifer Alves é ouro no José Finkel, em São Paulo. O Stucky leva o título da “Copa da Amizade”, vencendo o Grêmio. Muitas novidades e até conferência para discutir diretrizes do esporte friburguense. Em “Há 50 Anos”, sobre a “falta de medicamentos nos postos de saúde”, o “Zé Povo” dizia que as unidades oficiais estavam fechadas “para balanço”. Podemos comemorar, então, o cinquentenário das mesmas coisas! A viagem prossegue e a primeira parcela do 13º dos aposentados começa a partir deste mês primaveril. Boas falas, mas cuidado com os gastos!
Começaram as atividades da CPI da Saúde e, mesmo no inverno noturno, o “clima esquentou tanto” que foi necessário ligar o “ar condicionado”. Bom demais! Sinal de que onde há calor há energia fluindo, longe de estagnação. Em “Impressões” – “nem tudo que lemos na internet é verdade absoluta”. Umberto Eco que o diga. Salve, salve! Como é bom abrir os olhos e saber que “Einstein não foi um mau aluno”. Vale a pena reler e reformatar a mente. Enquanto isso, no “Editorial”, essa é verdade mesmo: o “impostômetro brasileiro registrou na sexta-feira, 28, por volta do meio-dia, a cifra de 1 trilhão e 314 bilhões de reais pagos em tributos este ano”. Esse valor daria para construir “4,5 milhões de postos de saúde”, entre outros sonhos para a população.
“Cartunista Silvério completa 30 anos de A VOZ DA SERRA” e esse aniversário é do mês de agosto, contradizendo os agouros agostinos. A bela reportagem de sua trajetória merece uma composição poética. Aguardem! E quem ganhou o presente foi o Cão Sentado, pois Silvério deu-lhe uma bela coroa por toda a imponência que lhe é devida. Esse presentão, na verdade, é para festejar uma grande conquista, pois, agora não é sonho: Nova Friburgo é Cidade Real, reconhecida por lei estadual. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro concedeu esse honroso titulo ao nosso município, em sessão realizada na última quinta-feira, 27 de agosto. O vereador Pierre Moraes, idealizador da iniciativa, é todo sorrisos e nós também, numa felicidade compartilhada com o deputado estadual, Marcelo Freixo, que apresentou o projeto de lei para a aprovação da Alerj. Vamos festejar, coroando a cidade que, com toda a realeza, é a nossa “Princesa dos Órgãos, gentil”, rumo aos seus 200 Anos!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário