Colunas
Um disco multiuso
On Time (1969) – Grand Funk Railroad
Pra que serve a música? Pra dançar? Pra admirar? Simplesmente pra ouvir? Independente de qual seja a sua resposta, o disco de estreia do Grand Funk Railroad, banda essencial do rock da década de 1970, cumpre esses quesitos. Fortemente influenciados pelo blues, pelo rock dos anos 1960 e, claro, pelo funk, os americanos foram uns dos precursores do hard rock, um dos principais subgêneros do estilo.
Pra quem gosta de ouvir música pra dançar, On Time oferece “Are You Ready”, um convite pra entrar no disco, com letra simples e instrumental contagiante. Também tem “T.N.U.C”, que apresenta uma linha de baixo que lembra bastante os clássicos de James Brown. A música, com seus quase nove minutos, também é ótima para quem gosta de apreciar um bom solo de bateria e instrumentais longos.
Para aqueles que se ligam na parte instrumental vão apreciar também “Anybody’s Answer”. A introdução traz Mark Farner exercitando os dedos em um dedilhado de guitarra e, em seguida, a música torna-se um rock bem linear, porém com variações significantes.
Outra que traz um instrumental incrível é a alegre “Into The Sun”, com mudanças na música que a aproxima do rock progressivo. É uma ótima faixa para quem gosta de perceber timbres diferentes e ouvir músicos virtuosos mostrando todo o seu potencial.
Três faixas no disco são ótimas pedidas para quem gosta de blues. As músicas influenciadas pelo gênero são tocadas aqui também da maneira crua e pesada do Grand Funk. “Time Machine” – primeiro single da banda – e sua sucessora, “High On A Horse”, não estão em sequência sem um motivo. Muito parecidas, apesar de suas particularidades, as canções soam complementares. Solos alucinantes de guitarra e sons de gaita estão presentes nessas duas faixas que fazem você se sentir em uma mesa de pôquer. O outro blues do álbum é a introspectiva “Heartbreaker”. Com timbres meio sombrios, o clássico da banda americana traz muitos vocais e um destaque especial para a guitarra.
On Time é realmente multiuso, um disco onde o Grand Funk fez músicas ótimas explorando diversas possibilidades. Primeiro de uma série de grandes álbuns da banda, o registro é uma ótima forma de começar a conhecer a discografia dos americanos que, apesar de não serem tão conhecidos por aqui como outros artistas do gênero, captam bastante a essência do estilo.
On Time (1969)
Artista: Grand Funk Railroad
Músicos: Don Brewer (bateria e voz), Mark Farner (guitarra, piano, gaita e voz), Mel Schacher (baixo)
Produção: Terry Knight
Selo: Capitol Records
Músicas:
1. Are You Ready
2. Anybody’s Answer
3. Time Machine
4. High On A Horse
5. T.N.U.C.
6. Into The Sun
7. Heartbreaker
8. Call Yourself A Man
9. Can’t Be Too Long
10. Ups And Downs
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário