Impressões — 29/08/2015

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Fábula

Miséria – dela se tinha formado uma divindade, filha de Erebo e da Noite

Misericórdia – divindade alegórica, em cujo templo os infelizes achavam um seguro asilo

(Dicionário da Fábula – traduzido por Chompré – com argumentos tirados da história poética – Ed. Garnier – Paris)

Linha do tempo

“Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida.”

Mahatma Gandhi

“A mentira roda meio mundo antes de a verdade ter tido tempo de colocar as calças”

Winston Churchill

Entre a verdade e a mentira

Nem tudo que lemos na internet é verdade absoluta. Aliás, encontramos muitas mentiras na rede mundial de computadores. Se abrirmos o Facebook, então, nem se fala. Lá vemos de tudo, rumores, mitos e lendas urbanas a toda velocidade. Porém, também utilizamos a net para desmenti-los. E vários sites se encarregam de esclarecer os internautas.

O site Snopes faz isso desde 1995. No ano passado, o site Information is Beautiful elaborou uma série de mitos e verdades. O Mental Floss costuma publicar vídeos desmentindo mitos e crenças populares. São dezenas, centenas de esclarecimentos que nos frustram, nos decepcionam ou nos esclarecem. Recolhemos alguns com links que ampliam (e inclusive contextualizam) a informação em muitos dos meios de comunicação e sites que se dedicam a nos lembrar que, frequentemente, estamos errados.

Só usamos 10% de nosso cérebro

O filme “Lucy” diz que não, mas o jornal The Guardian chama-o de “o maior mito sobre o cérebro da história”: segundo o Snopes, nem mesmo sua origem está clara. O certo é que usamos todas as áreas de nosso cérebro, até quando estamos descansando. Mas não há uma parte do cérebro que não faça nada e que esteja esperando ser ativada para ganharmos superpoderes.

O álcool esquenta o corpo 

As bebidas alcoólicas dão sensação de calor, mas o álcool baixa a temperatura corporal, por isso é realmente perigoso beber álcool quando faz muito frio. O mesmo acontece com o café, segundo o Mental Floss.

O frio causa resfriados

 Os resfriados são provocados por um vírus que viaja por via aérea “através das gotículas originadas ao falar, tossir ou espirrar”, não pelo frio em si. Quando faz frio, passamos mais tempo em espaços fechados e em áreas comuns (escolas e escritórios). Além disso, nas regiões com pouca umidade, as fossas nasais secam mais facilmente. Tudo isto contribui para facilitar o contágio.

Temos cinco sentidos

Além dos cinco sentidos tradicionais já catalogados por Aristóteles, temos uns quantos mais: entre 9 e 20, dependendo da definição usada. Entre eles a autopercepção, que nos permite saber onde estão as diferentes partes de nosso corpo, os sentidos de temperatura, da dor e do equilíbrio. Alguns apontam que o mais fácil é dividi-los em três grupos: mecânicos (tato, ouvido e autopercepção), químicos (paladar, olfato e os sentidos internos) e a luz.

O estresse faz você ficar de cabelos brancos

Não exatamente: o estresse provoca queda de cabelo e o cabelo com pigmento é mais fraco, por isso são esses que caem, enquanto os brancos permanecem. Quer dizer, se já tiver cabelos brancos, o estresse o deixará só com esses. Se não tiver, corre o risco de ficar careca.

Avestruz esconde a cabeça embaixo da terra

A ave baixa a cabeça ao nível do chão para passar despercebida e parecer um arbusto, mas o mais normal é correrem.

Os touros não veem a cor vermelha

É verdade que o touro investe por causa do brilho e do movimento da capa. Mas esses animais distinguem sim a cor vermelha, que no entanto não os irrita. Esse mito foi submetido à prova no programa de televisão Mythbusters.

Um ano de cão são sete anos de gente

Os cães envelhecem a outro ritmo, mas esta famosa equivalência não é exata. Os cães crescem muito mais rápido durante os dois primeiros anos e, de fato, alcançam a maturidade sexual já no primeiro, que equivaleria a uns quinze anos humanos. O Priceonomics publica uma tabela de equivalência, que também depende do tamanho do cão.

Os golfinhos são os animais mais inteligentes depois dos humanos

Como relata Jessa Gamble, os golfinhos compreendem signos, como os primatas e os papagaios, mas recordam menos que muitos cães. Reconhecem-se nos espelhos, mas também o fazem muitos animais. A revista Spiegel explica a origem do mito e a polêmica atual.

Escutar Mozart nos torna mais inteligentes 

O famoso experimento de 1993 que indicou a existência de um efeito Mozart em bebês menores de três anos foi repetido várias vezes sem sucesso. O que não quer dizer que escutar Mozart não seja bom, era só o que faltava.

Nunca se deve despertar um sonâmbulo

É possível que a pessoa se mostre incomodada e desorientada. Mais ou menos como quando nos acordam de um sono profundo. É desagradável, mas não há perigo de infarto nem de coma, e, em caso de risco, pode ser até recomendável (para que não tropece e caia). Recomendam tentar levar o sonâmbulo cuidadosamente à cama sem despertá-lo.

Os ovos marrons são mais saudáveis que os brancos

A cor do ovo depende do tipo de galinha, mas não há outra diferença. Nem sequer no sabor. Quando notamos uma cor diferente na gema, é pela alimentação da galinha, e não pela casca, cuja grossura, além disso, depende da idade do animal.

Einstein foi reprovado em matemática

O cientista nunca foi um mau aluno e, de fato, começou a estudar cálculo três anos antes do resto de seus companheiros. É verdade que recebeu a ajuda de outros matemáticos na hora de desenvolver seu trabalho, inclusive de Mileva Maric, sua primeira esposa, possível origem do mito.

Existiram três Reis Magos

Como lembra Umberto Eco em “História das Terras e dos lugares lendários”, além de a existência destes personagens não estar confirmada, os evangelhos só falam de magos, sem indicar quantos eram, como se chamavam e se eram reis ou não, mas havia três presentes. No século V, o papa Leão I estabeleceu o número em três e no século seguinte atribuíram seus nomes. Além disso, Baltasar não era negro até finais do período gótico, quando se decidiu que seriam um branco, um árabe e um africano, “para sugerir a universalidade da redenção”.

A lua possui um lado escuro

Da Terra vemos apenas 59% deste satélite, mas os outros 41% também recebem luz solar.

O Sol é amarelo

Vemos esse astro amarelo por causa da nossa atmosfera, mas, na realidade, ele é branco. Como explica o IFL Science, as fotos de astronautas frequentemente são retocadas para que seja visto como estamos acostumados.

Os girassóis acompanham o sol

Só mudam de direção de acordo com o sol quando são jovens e necessitam aproveitar ao máximo a luz. Quando crescem e amadurecem, se fixam em uma posição, orientados ao leste.

O homem veio dos macacos

Darwin nunca disse tal coisa. O que ele disse é que os macacos e os homens têm um ancestral comum, que, como explicam em ABC Science, foi um primata. Dizer que viemos do macaco é como dizer que somos filhos de nossos primos. 

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.