Um homem de 53 anos foi preso na tarde desta última quinta-feira, 20, acusado por crime de estelionato. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito se passava por funcionário da concessionária de energia da cidade, Energisa, para facilitar sua entrada na casa de consumidores e a partir daí colher informações que seriam usadas para confecção de cartões, cheques e a realização de empréstimos no nome das vítimas.
A prisão aconteceu no bairro Vale dos Pinheiros, após PM receber denúncias de moradores da região. Ainda segundo a polícia, o homem, identificado como Washington Luiz da Conceição Silva, é de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e já possuía outras duas anotações criminais relacionadas ao mesmo tipo de delito. Com ele foram aprendidos 22 cartões de crédito em nome de terceiros.
Em nota a concessionária Energisa informou que “tomou conhecimento de que pessoas não autorizadas estavam utilizando uniformes da empresa para falsas abordagens aos seus clientes. Imediatamente, a Energisa realizou o registro da ocorrência na 151ª Delegacia de Polícia de Nova Friburgo”. Ainda segundo a empresa, esse não é o primeiro caso de golpe identificado. “A necessidade de economizar energia para a redução do valor da conta está motivando a ação de golpistas; pessoas que tentam se passar por funcionários da distribuidora, oferecendo facilidades para a redução do consumo: simulam cálculos e reparos nas instalações elétricas internas, a fim de extorquir dinheiro do cliente”.
A empresa orienta que as pessoas fiquem atentas e ainda alerta para o fato de que a concessionária não executa serviços dentro da residência dos clientes e não vende serviço desta forma — e principalmente, seu método de pagamento é todo através da conta de energia elétrica, que deve ser paga nos bancos ou agentes credenciados. Em caso de dúvidas, o cliente deve ligar para 0800-032-0196.
Até o momento não foram divulgados detalhes de como o estelionatário teria conseguido o uniforme e crachá da concessionária.
Deixe o seu comentário