Maravilhas Gastronômicas: terceira edição do prêmio apresenta os finalistas

Voto popular na internet vai até 31 de outubro; Região Serrana concorre com 57 produtos entre doces, cervejas e queijos
terça-feira, 18 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A variedade de doces produzidos no município está no ranking
A variedade de doces produzidos no município está no ranking

Já está aberto o período de votações da terceira edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro, evento idealizado pelo jornalista Chico Junior - escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”, este último publicado pela Editora Senac Rio. Este ano, a Região Serrana é a que tem o maior número de indicações na disputa ao prêmio: são 57 produtos concorrendo nas 12 categorias (Água, Cachaças, Cafés, Cervejas, Conservas, Doces e Compotas, Embutidos, Laticínios, Mel, Pastas e Patês, Queijos e Da Terra). Só na categoria Doces e Compotas, por exemplo, a região está representada por nove produtos, entre geleias, compotas e doces de leite, de abóbora e batata roxa.

Ao todo, são 135 produtos concorrendo, representando mais de 50 municípios fluminenses. Os vencedores serão eleitos através da soma da avaliação do consultor, que terá peso sete, com o resultado do voto popular, que terá peso três. Além de ampliar o número de categorias, a terceira edição do prêmio traz outra novidade: os consultores degustarão os produtos finalistas para votar, levando em consideração a harmonia entre o sabor, a apresentação do produto com o contexto social, histórico, econômico e cultural. Outra incumbência desta equipe de consultores é indicar e eleger os prêmios especiais “Personalidade” e “Instituição”, que contribuem para o desenvolvimento e a divulgação da gastronomia fluminense.

Nesta edição, a categoria com o maior número de finalistas é a de doces e compotas, com 24 produtos, como goiabadas, bananadas, doce de jiló, geleias de diversos sabores e doces de leite. A seleção foi feita pela comissão organizadora, com indicação de um time de mais de 80 consultores e colaboradores da área, e inscrição pela internet, conforme os critérios gerais e específicos do prêmio.

O projeto tem o patrocínio do governo do estado do Rio de Janeiro, do Senac/RJ e dos Supermercados Zona Sul, além do apoio da Fecomércio/RJ. O público poderá escolher os favoritos em cada categoria e votar pela internet, no site www.projetomaravilhas.com.br, até o dia 31 de outubro. O anúncio dos vencedores será feito durante a cerimônia de premiação e feira do produtor, que acontecerá em dezembro.

Finalistas de Nova Friburgo na 3ª edição do Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro

Cachaça Soledade Ipê

Café Internacional Gourmet

Café Cantares Premium

Cerveja Ranz Capineira

Cerveja Red Ale da Barão Bier

Caponata de berinjela da Mistura Fina

Caviar de truta do Trutário Arco-Íris

Trutas do Trutário Araribá

Orgânicos do Sítio Cultivar

Geleia de morango da Doçuras da Suely

Goiabada do Sítio Quaresmeiras

Pão de Mel com doce de leite Gripp’s

Doce de leite de cabra Rancho Grande

Geleia de manga com maracujá da Mistura Fina

Linguiça de lombinho da Defumados Friburgo

Iogurte de leite de cabra Rancho Grande
 
Mel silvestre do Apiário Amigos da Terra

Mel silvestre da Cooperativa Informal de Apicultores de Macaé de Cima

Mel de Assa Peixe do Apiário Gripp’s

Patê de truta da Delícias Gourmet

Queijos de cabra Chancliche do Laticínios Rancho Grande

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Maravilhas Gastronômicas | Estado do Rio de Janeiro | Nova Friburgo
Publicidade