Há pelo menos dois meses, as vidraças de lojas no centro de Nova Friburgo estampam promoções que fazem os olhos dos mais consumistas brilharem: tem lojistas oferecendo descontos em produtos como roupas, sapatos e até eletrônicos que podem chegar a 70%. Os motivos das promoções e liquidações variam de loja para loja, mas, em geral, os comerciantes estão se precavendo, porque eles querem segurar o cliente, mesmo que isso afete a margem de lucro. Os consumidores estão mais cautelosos, e o famoso “Eu só estou dando uma olhadinha” é mais ouvido pelos vendedores do que o “Vou levar!”.
“Nós estamos oferecendo descontos porque o movimento caiu, mas o objetivo é fazer o estoque girar também. Vamos começar a trocar a coleção de inverno”, disse a vendedora de uma loja de roupas no Cadima Shopping, que oferece desconto de 60% se o pagamento for à vista. Ela pediu para não se identificar porque não tinha autorização da gerência para comentar o assunto.
Os descontos estão espalhados pela Avenida Alberto Braune, em lojas de roupas e sapatos, eletrodomésticos e móveis até enxovais para o lar. Além das tradicionais promoções, algumas lojas vão mais longe e, se o consumidor levar um par de sapatos, por exemplo, ele leva outro de graça. “Mas o comprador precisa ficar esperto para não ser enganado pelas falsas promoções. Ele tem que observar se não está pagando pelos dois produtos”, disse o professor de economia da Universidade Cândido Mendes (Ucam), Sidney Mathias.
“Eu estou pensando duas vezes, porque com esses descontos, o bolso coça. Ainda bem que sou controlada”, disse a professora Cláudia Teixeira, em uma loja de sapatos e roupas femininas no tradicional trecho de lojas da Avenida Ariosto Bento de Mello.
Para o professor Sidney, o consumidor está mais crítico e exigente na hora das compras. “Ele está mais maduro, valorizando mais o seu dinheiro e pesquisando mais também. A gente tem observado que o preço não está determinando a compra e que o comprador está com menos disposição para gastar”, explicou o professor da Ucam. “Por isso, o setor precisa entender a mudança no perfil do consumidor. Não é somente o fator preço que convence, mas o que o produto oferece de diferente, a qualidade do atendimento, a política de troca, o tempo de entrega, os serviços de montagem, enfim, o valor que está agregado ao produto”.
Uma pesquisa coordenada por Sidney e produzida, em julho, por alunos da disciplina Pesquisa de Mercado da Ucam mostra que 52% dos consumidores pretendem comprar um bem durável até o fim do ano no comércio de Friburgo. A outra parcela (48%), entretanto, disse, ao responder o questionário, que não vai gastar mais do que o necessário na cidade. “Esse dado revela que o consumidor está mais cuidadoso, porque ele não sabe o que vem pela frente, tendo em vista o cenário econômico de retração que afetou, em certa medida, o poder de compra dos brasileiros”, disse o professor.
Comércio local registra crescimento nas vendas no Dia dos Pais
O movimento do Dia dos Pais no comércio local, mais uma vez, ficou na contramão do cenário nacional. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo informou que as vendas no período do dia dos pais foram 2% superiores ao resultado apurado no ano anterior. “Esse dado demonstra certa blindagem, ao menos temporária, de nossa economia em relação ao cenário nacional. Comércio vendendo em nível estabilizado tende a manter muitos empregos, que fazem o trabalhador continuar com seu poder de compra e proporcionar a continuidade da circulação da renda em nosso município”, disse Sidney. No país, as vendas no Dia dos Pais foram cerca de 11% menor que o registrado em 2014, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O fraco desempenho foi causado pelo desemprego em alta, juros elevados e inflação diminuindo o poder de compra.
No primeiro semestre deste ano, as vendas do comércio varejista em todo o Brasil fecharam em queda de 2,2%, se comparadas ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou ainda que este é o pior resultado desde o primeiro semestre de 2003 (5,7%). Na passagem de maio para junho, o volume de transações ficou 0,4% menor. Foi o quinto mês seguido de resultados negativos, segundo o IBGE. A CDL ainda não divulgou o balanço das vendas no comércio, no primeiro semestre deste ano, em Nova Friburgo.
É feriado no Dia do Comerciário
Nesta segunda-feira, 17, é feriado em toda a cidade por causa do Dia do Comerciário. Em praticamente todos os demais municípios do estado do Rio de Janeiro, a data é celebrada na terceira segunda-feira de outubro, mas, há alguns anos, a data passou a ser comemorada em Nova Friburgo na terceira segunda-feira de agosto, quando as lojas da cidade não abrem suas portas. A antecipação é estabelecida pela convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Na maioria dos municípios, o feriado transcorre no mês de outubro.
“Achamos interessante adiantar o Dia do Comerciário porque agosto não tem outros feriados. O comércio de Nova Friburgo aprovou e já se habituou a essa ideia. Só orientamos a população a antecipar as compras, porque, no dia, as lojas ficam fechadas”, explica Braulio Rezende, presidente do Sincomércio e da CDL.
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