Euterpe participa do aniversário da Igreja Luterana amanhã

Banda também implanta aulas de reforço para músicos em concursos e adota nova iluminação mais econômica em sua sede
quinta-feira, 13 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra
A igreja faz 191 anos e é pioneira no Brasil e América Latina (Foto: Amanda Tinoco)
A igreja faz 191 anos e é pioneira no Brasil e América Latina (Foto: Amanda Tinoco)

Apresentações na celebração dos 191 anos da Comunidade de Confissão Luterana de Nova Friburgo, na noite deste sábado, 15, e a realização de mais um concerto da série "Banda na Praça", na tarde do próximo dia 22, na Praça Getúlio Vargas, junto ao coreto. São esses os dois compromissos, programados pela banda da Sociedade Musical Euterpe Friburguense para este mês de agosto.

A participação da sesquicentenária agremiação musical friburguense na comemoração do 191º aniversário de fundação da Igreja Luterana — pioneira no Brasil e na América Latina — atende ao convite do pastor Adélcio Kronbauer, líder daquele templo. Na verdade, os 191 anos também da chegada dos pioneiros alemães ao país, vindos para Nova Friburgo, que aconteceu em 3 de maio de 1824, mas as comemorações deste ano foram prorrogadas para agosto.

Segundo o maestro Nelson José da Silva Neto, além da própria banda principal, a participação da Euterpe no evento da Igreja Luterana (Avenida Galdino do Valle Filho, 1), contará ainda com apresentação do “Quinteto Jovem Arte Itinerante”, composto por músicos euterpistas.

Aulas de reforço para os jovens instrumentistas

Mantendo a tradição de preparar jovens para a carreira musical, através de sua Escola de Música Maestro Samuel Antônio dos Santos, pioneiro curso profissionalizante do município, uma vez que foi criado pelo próprio maestro-fundador, juntamente com a banda, em 1863, a atual diretoria da agremiação musical friburguense está adotando mais um benefício para seus integrantes: aulas de reforços em teoria musical e Língua Portuguesa (gramática e redação). Administradas nas tardes de sábado (14h às 16h), respectivamente pelo músico, compositor e arranjador da própria Euterpe, Tiago Vidal Correa, e pela professora Suely Iecker, as aulas foram muito bem recebidas, contando com boa adesão e frequência por parte dos jovens e tendo como objetivo, além de ajudar os estudantes de música na preparação aos diversos concursos para bandas de organizações militares, também para os vestibulares em diversas áreas. Recentemente mais dois jovens músicos da Euterpe passaram na primeira fase de um concurso para a Marinha do Brasil.

Sede da Euterpe com iluminação mais econômica

Desde o ano de seu sesquicentenário, em 2013, as pessoas que passam pela Avenida Euterpe Friburguense se acostumaram a observar a beleza e o destaque do prédio-sede da agremiação musical, com sua iluminação especial realçando a construção do início do século passado, cuja fachada também fora restaurada pela Loja Maçônica naquele ano. Há alguns dias, os habituais transeuntes estranharam que as luzes estivessem desligadas.

Mas a diretoria da banda informa que a medida foi necessária para manutenção e, ainda, a substituição das lâmpadas por modelos mais modernos e econômicos, aproveitando para agradecer a doação de um dos patrocinadores, a empresa Eletroluz, que viabilizou a instalação de lâmpadas de LED.

A medida garante ainda uma economia na conta mensal de energia da banda, num momento em que os constantes reajustes exigem de todos mais eficiência no uso da eletricidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: igreja luterana | Euterpe Friburguense | Banda na Praça
Publicidade