Massimo — 08/08/2015

sexta-feira, 07 de agosto de 2015

Câmara feia

Logo na primeira sessão da Câmara após o recesso já foi possível notar várias diferenças que devem dar o tom dos debates no segundo semestre de 2015.

Uma mudança, contudo, não se confirmou.

O plenário continua sem a presença feminina.

É possível, contudo, que nos próximos meses passe a ter, não apenas uma, mas duas mulheres.

A conferir.

Mais abraços

Até mesmo porque a subprefeita de Campo do Coelho, Vanderléia Pereira, deve mesmo reassumir sua cadeira na Câmara no dia 1º de outubro.

A rainha dos abraços promete fazer a prestação de contas de suas atividades à frente do 3º distrito na última semana de setembro, antes de devolver o cargo.

Já a segunda presença feminina fica condicionada à ida ou não de Sérgio Louback para o secretariado.

Sessão animal

Mas, se continua feia na aparência, a Câmara deu ótimo exemplo ao abraçar de vez a causa animal.

Na sessão de terça-feira, 4, por exemplo, das quatro matérias a serem votadas, três diziam respeitos aos bichinhos.

Para uma cidade que tantas vezes gerou notícias motivadas por maus-tratos, parece ser um sinal de dias melhores.

Transparência

A matéria principal foi a lei de autoria do vereador Ricardo Figueira, que estabelece que “os estabelecimentos conhecidos como pet shops e similares, que realizam serviços de estética, banho e tosa, deverão fazê-lo de forma pública e visível aos consumidores”.

O projeto foi aprovado em discussão única, e aguarda a sanção do prefeito Rogério Cabral.

Bem-estar

Além desta lei, a Câmara também aprovou por unanimidade a indicação legislativa de autoria do vereador Cláudio Damião a respeito da criação do Conselho Municipal de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal.

De acordo com o autor do projeto, “a criação do conselho será muito importante para a efetivação das demais políticas de proteção e bem-estar aos animais. Importa destacar também que o líder de governo, Marcelo Verly, se comprometeu em buscar apoio à lei junto ao prefeito para a sanção do projeto”.

CPIs

Já na quinta-feira o principal assunto foram as CPIs, no plural.

Afinal, durante a sessão, o presidente Marcio Damazio acolheu tanto a proposta para investigar a administração da Saúde, devidamente assinada e complementada por argumentos de Renato Abi-Ramia e Ricardo Figueira, quanto a proposta para investigar ações da concessionária de águas e esgoto, que já conta com as assinaturas de 19 dos 21 vereadores.

Nota Oficial

“Águas de Nova Friburgo informa que elevou a capacidade de tratamento de esgotos na cidade de zero para 90%, entre 2009 e 2015. Nesse período, a concessionária investiu mais de R$ 60 milhões em esgotamento sanitário, implantando quatro estações de tratamento de esgoto (ETEs) no município, que estão em pleno funcionamento. Todas as ações feitas nesta área melhoraram notoriamente a qualidade da água dos rios da cidade. Águas de Nova Friburgo continuará investindo e cumprindo regularmente suas obrigações contratuais.”

Expectativa

Mesmo entre alguns integrantes da base governista, a crença atual é de que dessa vez as duas propostas devem mesmo se transformar em comissões parlamentares de inquérito.

Existe, no entanto, a expectativa de que o governo possa ter a maioria dos membros nas duas CPIs, e que ambas possam ser eventualmente derrubadas na Justiça, após terem sido instauradas.

A ver.

Atacado

E tem mais: as mesmas fontes já falam na criação de duas novas CPIs no futuro próximo.

A primeira, voltada a investigar o transporte público no município. E a segunda questionando as origens da atual dívida pública municipal, tanto com a Prefeitura na condição de devedora, quanto na de credora.

Muito justo!

Também na sessão de quinta-feira, 6, o plenário aprovou a entrega da Medalha de Mérito Desportivo Swian Zanoni ao Instituto Francisco Faria, “em reconhecimento e agradecimento ao papel relevante no apoio e incentivo ao esporte em Nova Friburgo”

A justa homenagem será prestada no dia 1º de setembro, por iniciativa da Comissão de Esportes, durante a sessão específica sobre o dia do profissional de Educação Física, requerida pelo presidente da comissão, vereador Gustavo Barroso.

Custava ter explicado? (1)

Não faz muito tempo, a base de governo rejeitou um requerimento de informação a respeito dos mais de R$ 750 mil pagos ao leiloeiro na segunda tentativa de arremate da Ypu.

Depois, por duas vezes a coluna publicou questionamentos de mesma natureza, sempre ignorados pelo governo municipal.

Custava ter explicado? (2)

Pois bem. Na manhã desta sexta-feira o colunista teve oportunidade de levar a pergunta a quem é de direito, e ouviu uma explicação tão simples quanto satisfatória.

Segundo nossa fonte, o valor está depositado em juízo, recebendo as devidas atualizações, e será devolvido tão logo seja julgado o recurso sobre o caso.

Ora, custava ter dado uma satisfação à população sobre o caso?

Nêmesis

O deputado federal Glauber Braga vem se tornando um dos principais críticos do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ).

Seus discursos mais recentes, bastante contundentes em relação a certas práticas adotadas pelo presidente da Casa, têm encontrado grande repercussão nos principais veículos de comunicação do País, e também nas redes sociais.

Vale a pena acompanhar o debate.

Pão e cerveja (1)

O Sindicato da Indústria de Alimentação de Friburgo quer fazer uma parceria com os produtores de cervejas artesanais.

Além de oferecer a sala na Rodoviária Norte para reuniões, a instituição propôs também o lançamento de uma receita de pão com produtos que são descartados no processo cervejeiro.

Pão e cerveja (1)

O convite surgiu durante a reunião na Prefeitura que lançou as bases para a lei de apoio à divulgação das cervejas artesanais, com apoio do Sebrae.

 Novo encontro entre os dois grupos foi realizado nesta quinta, 6, na Escola de Panificação, a fim de preparar a primeira fornada do “pãocerva”.

Por falar nisso...

Além do colorido das lingeries, a Fevest divulgou também a produção regional de cerveja e café, com o Sebrae.

As birras ganharam um ponto de exposição para as marcas, a Rota Cervejeira e a Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros.

Já os cafés artesanais estiveram representados pelo estande do Monthal e o Cantares Brasil, servido na moderna loja conceito do Sebrae, com direito a vitrine de led e tablets com informações sobre as peças expostas.

Fundação Dom João VI

O presidente da comissão de educação e cultura do Legislativo, vereador Marcelo Verly, visitou a Fundação Dom João VI na última segunda, 3.

Recebido pelo presidente da instituição, Alexandre Meinhardt, Verly foi apresentado aos projetos em andamento e se colocou à disposição para intermediar um convênio de cooperação técnica com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atua como servidor.

A propósito

O Sr. Oswandil Carlos Quimas, botânico autodidata e uma das figuras mais queridas e conhecidas no quadro de servidores municipais, havia sido exonerado como parte do esforço do governo por reduzir a folha de pagamentos.

A medida, claro, repercutiu mal demais junto à população, especialmente nas redes sociais, e a boa notícia é que o Sr. Oswandil – que havia concordado em trabalhar como voluntário, mesmo sem receber por isso – já foi reintegrado ao funcionalismo.

Melhor assim.

Trem bão

O coordenador da Academia Friburguense de Letras, Paulo Jordão, é esperado às 11h desta segunda-feira, 10, no auditório da Associação dos Engenheiros Ferroviários, no Centro do Rio, para palestrar sobre “Villa-Lobos e as Bachianas”.

Ótima pedida, para quem tiver a chance de comparecer.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.