Colunas
Impressões — 08/08/2015
Fábula
Mnemósine - ou a deusa Memória. Júpiter a amou e dela teve as Musas
(Dicionário da Fábula – com argumentos tirados da história poética- traduzido por Chompré – Ed. Garnier – Paris)
Linha do tempo
Ditados populares versão 2.0
“A pressa é inimiga da conexão”
“Amigos amigos senhas à parte”
Para bom provedor uma senha basta”
“Diga-me que rede social freqüenta e te direi quem és”
“Hacker que ladra não morde”
(www.frasesengracadas.com.br)
Agosto – desgosto ou bom gosto?
Não existe nenhuma explicação plausível para afirmar que agosto é o mês do desgosto. Trata-se de uma idéia alimentada pelo senso comum daspessoas que usam o oitavo mês do ano para associ-alo às tragédias e desastres ocorridos.
As superstições e crendices populares, são definidas pelo dicionário como crenças sem base na razão ou no conhecimento, que levam alguém a criar falsas obrigações, temer coisas inocentes, depositar confiança em algo absurdo, sem nenhuma relação racional entre os fatos e as supostas causas a eles associados.
Vários fatos históricos contribuíram para alimentar a má fama em torno do oitavão mês do ano. No século passado, é possível citar o início da Primeira Guerra Mundial (1/8/1914); a explosão da bomba atômica em Hiroshima, no Japão (6/8/1945) e a divisão da Alemanha em duas, com o início da construção do Muro de Berlim (13/8/1961).
Agosto contudo não é sinônimo de desgosto. Embora muitos infortúnios tenham se registrado neste mês, por outro lado, é preciso levar em considerações as ocorrências boas, que se deram no mês de agosto. Várias datas significativas são comemoradas neste mês.
Para ressaltar o bom gosto de agosto, posso citar que nesta data, portanto, Assembléia Constituinte conseguiu extinguir a censura no Brasil, após os longos anos de sua implementação; determinando o fim da tortura, aprovando a liberdade intelectual de expressão e de imprensa no país. Em seu artigo 5º a Constituição brasileira autoriza a demonstração e as manifestações de cidadania que cada brasileiro pode gozar no pleno exercício dos seus direitos.
Fatos Históricos
3 de Agosto
1914 - França, Bélgica e Grã-Bretanha declaram guerra à Alemanha, dando início à Primeira Guerra Mundial. 1954 -
4 de Agosto
1964 - Estados Unidos começam a bombardear o Vietnã do Norte.
5 de Agosto
A cantora Carmen Miranda morre aos 46 anos, vítima de um ataque cardíaco. 1962 - Morre a atriz norte-americana Marilyn Monroe (Norma Jean Baker), sob suspeita de suicídio com barbitúricos, aos 36 anos.
6 de Agosto
1910 - Nasce o compositor brasileiro Adoniran Barbosa.
8 de Agosto
1864 - Criação da Cruz Vermelha. 1937 -
9 de Agosto
1896 - Nascimento de Jean Piaget, pesquisador e estudioso do desenvolvimento intelectual.
12 de Agosto
A fábrica Ford Motor Company de Detroit (EUA) coloca no mercado o primeiro modelo de automóvel Ford T 333.
13 de Agosto
1961 - Começa a construção do Muro de Berlim.
15 de Agosto
1909 - O escritor Euclides da Cunha morre em duelo no Rio de Janeiro com o cadete Dilermando de Assis. 1969 - O Festival de Woodstock, que prometia três dias de música, paz e amor, começa na fazenda Max Yasgur, em Nova York.
16 de Agosto
1746 - Nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.. 1977 - Elvis Presley é encontrado morto no seu quarto. Aos 42 anos, o Rei do Rock sofre uma arritmia cardíaca.
1987 - O poeta Carlos Drummond de Andrade morre, aos 75 anos, de parada cardíaca. Sua saúde vinha piorando desde que sua única filha, Maria Julieta, morreu em decorrência de um câncer.
19 de Agosto
1936 - O poeta Federico García Lorca é assassinado durante a Guerra Civil Espanhola.
21 de Agosto
1989 - Morre, aos 44 anos, o cantor brasileiro Raul Santos Seixas.
22 de Agosto
1976 - Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil, morre aos 73 anos em um acidente de carro na rodovia Presidente Dutra. Ele governou o país de 1956 a 1961.
24 de Agosto
1954 - O presidente brasileiro Getúlio Vargas se suicida ante a exigência de sua demissão pelas Forças Armadas.
29 de Agosto
1730 - Nascimento de Aleijadinho. O escultor brasileiro Antônio Francisco Lisboa nasceu em Vila Rica (atual Ouro Preto), em Minas Gerais, e foi um expoente do estilo barroco no Brasil.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário