A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Saúde, firmou uma parceria com o Instituto Estadual de Hematologia Arthur Siqueira Cavalcanti — o Hemorio — para viabilizar pré-agendamentos para coleta móvel de sangue, o que irá beneficiar a população e a municipalidade.
A partir do acordo firmado, e de uma solicitação do Hemorio, a prefeitura devolverá ao governo do estado o ônibus de coleta móvel de sangue e passará a ser incluído desde já nas futuras rotinas de coleta externa, sem ônus para a Secretaria de Saúde.
Sendo assim, Nova Friburgo não deixará de ser atendida pela coleta móvel de sangue, porém, em contrapartida, não terá mais qualquer despesa extra, seja com pessoal, material, insumos, combustível ou manutenção, não acarretando prejuízos para a cidade.
Como doar
Apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
Estar em boas condições de saúde
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Jovens com 16 e 17 anos podem doar sangue somente com autorização dos pais e/ou responsáveis legais. O modelo de autorização pode ser adquirido no site do Hemorio)
Pesar no mínimo 50kg.
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Requisitos que impedem temporariamente a doação
Febre acima de 37°C
Gripe ou resfriado
Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
Amamentação (até 1 ano após o parto)
Uso de alguns medicamentos
Anemia
Cirurgias
Extração dentária: 7 dias
Tatuagem: 1 ano sem doar
Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
Transfusão de sangue: impedimento por 1 ano
Deixe o seu comentário