Colunas
Massimo — 31/07/2015
Corre lá!
Hoje é o último dia para curtir a ExpoAção, na Usina Cultural Energisa desde o primeiro dia de julho.
A mostra, que conta com trinta trabalhos e já foi vista por mais de 500 pessoas, é fruto do trabalho dos artistas Adair Costa (pintura); Conceição Durães (pintura); Madalena Bento de Mello (pintura); Maria Amélia Curvello (pintura); Marilia Jaci – curadora (fotografia); Mario Massena (pintura); Paulo Henrique de Carvalho (foto-arte); Rebeca Marquet (pintura); Rose Aguiar (foto-arte); e Sara Marques (arte têxtil).
Última chamada
A Usina Cultural Energisa fica na Praça Getúlio Vargas, 55, Centro, e a visitação pode ser feita das 13h às 18h.
A entrada é gratuita.
Prestação de contas
Na próxima segunda-feira, 3 de agosto, a Acianf vai realizar às 15h a prestação de contas das doações arrecadadas na 18ª Campanha de Inverno.
Para quem colaborou, é a certeza de que a boa ação gerou resultados efetivos. E para quem não colaborou é uma oportunidade de conhecer a seriedade da campanha, e participar no ano que vem.
Crem (1)
O Centro de Referência da Mulher costuma dar atenção especial ao mês de agosto, uma vez que foi nesse mês, nove anos atrás, que foi aprovada a Lei nº 11.340/2006.
Popularmente conhecida como Maria da Penha, em homenagem à biofarmacêutica que ganhou notoriedade ao relatar à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da OEA as duas tentativas de assassinato de que foi vítima pelas mãos do marido, a lei tornou-se o principal instrumento jurídico para coibir e punir a violência doméstica praticada contra mulheres no Brasil.
Crem (2)
No dia 4 de agosto, às 18h, a fotógrafa Regina Lo Bianco apresenta, na sede da OAB, a oficina: “A arte de fotografar trazendo maior qualidade de vida”.
Já no dia 7, aniversário de assinatura da Lei 11.340, às 15h e também na sede da OAB, a promotora de justiça Simone Gomes e a inspetora do Deam Raryna Monnerat palestram sobre o tema “Lei Maria da Penha, 9 anos – Trabalho em Rede”.
Crem (3)
As atividades continuam nos dias 13 e 14, com a capacitação da equipe da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho, e terminam no dia 22, com um mutirão em Aldeia da Criança Alegre, Centenário e Santa Cruz, das 9h às 16h.
Novas peças
O Massimo informou na coluna de ontem que os ex-prefeitos de Nova Friburgo Dermeval Barbosa Moreira e Sérgio Xavier foram condenados pelo TCE a devolverem, juntos, R$ R$ 28.153,70 aos cofres públicos.
Pois bem, já é possível afirmar que os valores em questão, definidos na nota do TCE como “salários pagos a mais”, tratam-se de verba alimentar, que nas palavras da assessoria jurídica de Dermeval, “tendo sido recebida de boa fé se torna irrepetível, ou seja, não pode ser devolvida”.
Dividindo a responsabilidade
“Os valores que o TCE-RJ está cobrando devolução pelos prefeitos que ocuparam a cadeira nº 1 no período de 2009 a 2012 referem-se às remunerações pelo exercício do cargo. Esses valores são sempre fixados pela Câmara Municipal no mês de dezembro do último ano de cada gestão para vigorar na próxima. Como se verifica, é a Câmara, através de Lei Municipal, que fixa a remuneração do prefeito, do seu vice e dos vereadores eleitos para mandatos que se iniciam no mês de janeiro, seguinte. Portanto, se há diferenças a cobrar, deve se manifestar a Casa Legislativa.”
Luta inglória (1)
O exemplar César Raibert, engenheiro apaixonado por Friburgo, responsável direto pela elaboração da árvore genealógica de todos os descendentes dos primeiros imigrantes suíços e alemães que aportaram por aqui, e também protetor de imensa área de Mata Atlântica nos arredores de Lumiar, vejam só, ainda não conseguiu dar o nome de João Carlos Reibert à estrada que dá acesso à sua propriedade.
Uma situação que beira o inacreditável.
Luta inglória (2)
Ao que consta, o processo não vai adiante porque a nomeação teria de ser vinculada ao asfaltamento do local e à criação das redes pluvial e de esgoto.
O bravo César, a quem a cidade deve muito, já não sabe mais a quem recorrer.
“O que queremos é homenagear o primeiro colono sem causar gastos para a Prefeitura. Deve existir uma forma de isso ser feito. Desde já agradeço pela ajuda.”
Não tem nada que agradecer, César.
Beleza brasileira
As agências Moda Fusion e Jacaré é Moda, que atuam nas comunidades do Vidigal, Cidade de Deus e do Jacarezinho, levarão duas jovens revelações, Stefanie Durval, de 22 anos, e Natalia Sant’Anna, de 19 anos, para a passarela da Fevest, que acontece no Country Clube entre os dias 2 e 4 de agosto.
A feira promete apresentar novidades como tecido eco sustentável, moda inclusiva e as principais tendências da moda primavera-verão 2016.
Feiúra brasileira
Enquanto as cerejeiras enfeitam nossa cidade, na Praça Dermeval Barbosa Moreira uma árvore tem chamado a atenção da população por motivos diferentes.
Aparentemente, em vez de dar frutos, ela começou a produzir toalhas, colchões e diversas outras peças de uso pessoal...
Certas coisas (ou pessoas) não se pode jogar para debaixo do tapete, entende?
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário