Colunas
Massimo — 16/07/2015
Primeiro a boa
A edição de ontem, 15, do jornal da Prefeitura, publicou autorização de despesa no valor de R$ 30.800 assinada pelo presidente da Fundação D. João VI, Alexandre Coimbra Meinhardt, para a “restauração de esculturas históricas”, incluindo-se no valor em questão a mão de obra, a matéria prima e o transporte.
O colunista entrou em contato com Meinhardt e confirmou: as esculturas são mesmo as saudosas quatro estações, que costumavam enfeitar a Praça Dermeval barbosa Moreira.
Segue
Meinhardt informa ainda que as estátuas já foram recolhidas, e que o responsável pela restauração assinou, tempos atrás, a maior parte da recuperação do Museu da República.
O presidente explica ainda que a demora para que a licitação fosse realizada se deu por razões burocráticas, uma vez que foi necessária a formação de novo conselho e a criação de um regimento interno para a fundação, entre outros trâmites.
Agora a má
A notícia triste é que, de antemão, já é possível afirmar que as estátuas não vão mais ficar expostas como antes.
E o motivo é o mais deprimente de todos: o vandalismo.
Não existe prazo para que a restauração seja concluída, pois “o importante é que o trabalho fique perfeito”. E, mesmo após a conclusão, elas só serão expostas quando houver condições de segurança que impeçam a depredação.
Deprimente que isso seja necessário.
Rotary Caledônia
Na noite da última segunda-feira, 13, o Presidente do Rotary Club NF Caledônia, Everardo José Grossi, deu posse ao conselho diretor para o ano rotario 2015/2016, que agora se inicia.
A cerimônia contou com a participação dos Governadores Distritais, Dalton Carestiato e Antonio Baptista, da Governadora Assistente, Márcia Carestiato, e também da atual Presidente do RC Nova Friburgo, Elizabeth Muylaert.
É fogo!
O Massimo publicou ontem a foto de autoria da colega Amanda Tinoco, mostrando o incêndio próximo à Avenida Galdino do Valle Filho, no fim da tarde de terça-feira, 14.
E, para surpresa do colunista, a maior parte dos comentários não tratou do fogo em si, mas sim do bloqueio da Ponte Branca ao fluxo de veículos.
Fala leitor!
“Sobre a foto da coluna de hoje, o que chamou a atenção, sinceramente, não foi o fogo, mas o nosso poder público fechando, em horário de grande movimento, uma ponte extremamente importante para desafogar o fluxo do Paissandu. Francamente, é ou não é de causar indignação?”
Arraiá da Vilage
Está marcado para o próximo domingo, 19, o animado “arraiá” da Vilage.
A festança terá comidas típicas, a participação das quadrilhas Anjos do Paraíso e Loucos da Vila (composta por integrantes da escola), e também o show sertanejo com Gabriel Storck e banda.
As atividades começam às 15 horas, na própria quadra da escola. A entrada é franca e a classificação é 18 anos. Menores, só se estiverem acompanhados.
Justificativa
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Verly, escreveu ao colunista para explicar os motivos de sua ausência na sessão ordinária desta terça-feira.
“Não pude comparecer à sessão devido a compromissos institucionais de interesse de nossa cidade, na capital fluminense, nos dias 14 e 15. Estou participando de encontros na Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da Uerj, na Fundação Getúlio Vargas e na Secretaria Estadual de Educação, buscando alternativas para a educação, a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento friburguense.”
Home office
Outro que esteve ausente foi Wellington Moreira, ainda se recuperando da pneumonia que o afastou do plenário por cerca de um mês.
Mesmo sem sair de casa, no entanto, o parlamentar vem fazendo bastante barulho nas redes sociais.
Um de seus vídeos, por exemplo, já passou de 12 mil visualizações.
São os novos tempos
Parabéns!
Na próxima segunda-feira, dia 20, o Centro Excursionista Friburguense completa – vejam só! – 80 anos de existência.
É nada menos que o segundo mais antigo do Brasil.
E para celebrar a ocasião, no dia do aniversário, às 19h45, a sede do CET será palco para uma merecida comemoração, com direito a homenagens, exposição de fotos, coquetel e, claro, bolo de aniversário.
Patrimônio
Considera-se que a primeira expedição do CEF aconteceu no dia 20 de julho de 1935, quando duas jovens subiram os 2.257 metros do pico da Caledônia.
Uma das pioneiras, Noêmia Rocha, já desbrava montanhas no céu. A outra, contudo, continua firme e forte por aqui, e no próximo dia 7 de novembro há de soprar cem velinhas.
Muita saúde à senhora Haydê Lengluber!
Passarelas
Na mesma reunião que teve semana passada com as diretorias do DER e da Agetransp, o prefeito Rogério Cabral protocolou diversos projetos, além da já divulgada proposta de 3ª pista entre Duas Pedras e a Rua Padre Luiz Yabar.
Entre eles estão a instalação imediata de duas passarelas para travessia de pedestres. A primeira na Avenida Rui Barbosa, em frente ao Hospital Raul Sertã, e a segunda em Duas Pedras, para atender ao maior número de pessoas circulando pela Rodoviária Norte após a redução dos pontos das linhas intermunicipais. A conferir.
Basquete
Nesta última semana celebrou-se 20 anos que alguns gigantes do basquete friburguense representaram o Brasil no campeonato mundial de basquete de veteranos em San José, em Porto Rico.
Entre os destaques de Nova Friburgo estavam Toni Ventura, Paulo Folly Menezes, Augusto Barata, Paulo Ribeiro Vellinha e Nilton Batista.
Vale lembrar que muitos estão na ativa até hoje.
Parabéns!
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário