Centro Excursionista Friburguense completa 80 anos

CEF é o segundo mais antigo clube de montanhismo do Brasil, antecedido apenas pelo Centro Excursionista Brasileiro (CEB), de 1919
sexta-feira, 10 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra

No próximo dia 20, segunda-feira, o Centro Excursionista Friburguense (CEF) estará completando seus 80 anos de fundação. É o segundo mais antigo clube de montanhismo do Brasil, antecedido apenas pelo Centro Excursionista Brasileiro (CEB), de 1919. Em passado recente era comum o contato com outros clubes, principalmente da cidade do Rio de Janeiro, para participações em eventos ecológicos e esportivos, tanto na capital como em Nova Friburgo. E o CEF continua em plena atividade, incentivando o montanhismo e alpinismo no município e região, com destaque para sua campanha permanente “Traga seu lixo de volta”, mensagem e lema em cada caminhada e escalada de sua programação. 

O presidente Carlos Augusto Fernandes Fontão (Gutinho) e demais companheiros têm aproveitado as reuniões das quintas-feiras, às 20h, na sede (Rua Aristão Pinto 101, anexo à Associação Católica da Juventude Friburguense, Centro), inclusive com a presença de ex-diretores e ex-integrantes, para organizar uma programação comemorativa com objetivo de marcar a data.

Ainda são muitas as pessoas e famílias ligadas aos fundadores do CEF, bem como outros participantes a partir da década de 90, quando a agremiação foi reativada, que devem ser contatadas para participarem da comemoração dos 80 anos. O CEF registra como uma grande conquista sua a criação do Parque Estadual dos Três Picos, uma das áreas preferidas pelos excursionistas friburguenses e que atrai adeptos do montanhismo do mundo inteiro, seja para caminhadas, acampamentos ou escaladas, aliás, com algumas das maiores vias do Brasil. Um movimento organizado nos anos 90, com outros clubes excursionistas, deu início ao processo da criação do parque, o que se consolidou anos mais tarde. 

Outros recantos do município — como o Parque de Furnas, Macaé de Cima, as montanhas Caledônia, Catarinas e Imperador, para citar apenas alguns —, bem como de toda a região sempre foram visitados pelos integrantes do CEF, observando o cuidado com o meio ambiente, levando adiante a campanha permanente de conscientização sobre trazer sempre o lixo de volta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Centro excursionista friburguense | CEF | aniversário
Publicidade