Colunas
Das delícias de Baco aos sonhos de um país melhor!
O inverno continua trazendo calor aos leitores e o Caderno Light não perde tempo com o tempo frio. Quem resiste à tentação de uma fondue de chocolate com direito a um vinho “licoroso do tipo colheita tardia”? Ideal para Nova Friburgo que, no dizer de Jaburu, é uma cidade “dionisíaca”, as delícias de Baco abrem um leque de opções para as noites de julho. De simplesmente enófilo ao status de enólogo ou sommelier, o bom nessa história toda é aprender um pouco mais da arte vinícola. Na visão de Flaminio Spreafico, “o vinho certo é que o que nos faz feliz” — sendo assim, leia o Light, apure o saber das indicações, “relaxe e entregue-se à experimentação”, porque o “deus do vinho aguarda dentro da garrafa, esperando alguém para liberta-lo”.
Liberdade lembrou a Carolina, de Ana Blue, que se libertou das amarras das convenções mundanas. Embora tenha caído nas garras da paixão, pelo menos, ela voltou a viver. A vida é esse desabrochar de paixões e prova disso é o projeto “Esta História Também é Sua”, que Tereza Malcher tão bem descreve em “Literatura”. O projeto caiu feito uma luva nas mãos do mês de maio, no reconhecimento de uma história que é de todos nós. Em “Cinema”, uma coletânea de filmes para “ajudar você a se dar bem”. Em “Gastronomia”, a atração principal é o milho.
Saindo para as outras estações, vamos, no embalo de Gilberto Gil, apreciar o Morro da Cruz, que verdadeiramente tem sido o espetáculo de nossas noites. Essa semana, então, com o brilho de Vênus e Júpiter, formou-se um cenário perfeito para o encantamento das almas. Em “Há 50 Anos”, é prazeroso ler sobre os elogios ao Dr. Amâncio, que, entre outros méritos, honrou o mandato de deputado que lhe foi confiado. Belas palavras inspiradoras! Em “Sociais”. “Bodas de ouro de Nilton Batista e Iza” — Parabéns ao casal que esbanja muita jovialidade. Uma grande noticia é o retorno das atividades normais do Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura. Quanto aos trabalhos de vistoria dos eucaliptos na Praça Getúlio Vargas, o tema, em discussão, merece um estudo cada vez mais abrangente para o bem do patrimônio.
Em “Massimo”, sempre o máximo em informação: excelente a sugestão do vereador Christiano Huguenin sobre a liberação de três pontos no centro para os ônibus intermunicipais. O vereador Marcelo Verly teve aprovação para o projeto “Vereador vai à Escola”. Arquitetos da Secretaria Estadual de Educação visitarão duas escolas na cidade, com possibilidades de reforma, numa ação conjunta do deputado Wanderson Nogueira e o vereador Zezinho do Caminhão. Linda foto das “joias sobre rodas”.
“Escultura ‘O Cisne’ inaugurada no Sanatório” — Felga de Moraes, como sempre, inovando, deu o toque surrealista à embarcação, símbolo da Marinha do Brasil. Friburgo sempre tem algo bom acontecendo. Em pleno Festival de Inverno, com tantas atrações excepcionais, ainda tivemos a chance de receber, no Sesc, o violinista Turíbio Santos, abrindo o Circuito Sesc de Música 2015. O Projeto Gol de Placa do Instituto Francisco Faria marcou mais um golaço com a oficina gratuita da Firjan, despertando jovens talentos para o mercado da moda. Iniciativa merecedora de muitos aplausos.
As tecnologias e seus inconvenientes estão no Editorial, que levanta a voz em nome dos usuários que ficam a ver navios na hora de uma assistência técnica. É a mais pura verdade: no momento da compra, mil facilidades; depois, em caso de algum problema, ficamos sem ter a quem recorrer. Em “Radar”, na pesquisa do movimento “Todos pela Educação”, os dados não são nada animadores e, mesmo em português, com melhores resultados, os índices ainda estão abaixo das metas. Contribuindo com esses dados, em “Impressões”, 529 mil provas de redação com notas “zero”, no Enem de 2014. Entretanto, nota 10 para os métodos de ensino de algumas escolas de outros paises. Contudo, não podemos zerar nosso otimismo com a “pátria educadora”, pois se não for pela educação que futuro terá o país?...
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário