Federação de Futebol marca data de estreia e mantém regulamento da Copa Rio

O torneio será dividido em quatro fases. Inicialmente, vinte clubes estão distribuídos em cinco grupos.
quarta-feira, 01 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Tricolor da Serra treina desde junho  para a competição no segundo semestre (Crédito: Vinícius Gastin)
Tricolor da Serra treina desde junho para a competição no segundo semestre (Crédito: Vinícius Gastin)

A segunda principal competição estadual para os clubes de médio porte do Rio de Janeiro já tem data para começar. Sonho de consumo do Friburguense em 2015, a Copa Rio terá a primeira rodada realizada em 26 de agosto, em uma quarta-feira. Nesta data, o Tricolor da Serra começará a campanha em busca do título inédito, e d e uma consequente vaga na série D do Campeonato Brasileiro de 2016. Pouco mais de dos meses antes do início da Copa Rio, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou em seu site oficial o regulamento da competição. A decisão, que tradicionalmente encerra as atividades da temporada profissional do Rio de Janeiro, ainda não tem data marcada.
O time de Gerson Andreotti iniciou a preparação para o torneio no mês passado. Desde então, realizou três jogos amistoso, o último deles contra a Seleção de Macuco (o Frizão venceu por 2 a 0). A equipe deve ter poucas novidades em relação ao Carioca em termos de reforços, mas não terá Jorge Luiz, emprestado ao RB Brasil até o fim deste ano. Revelação no estadual, Luquinhas cumpre contrato de empréstimo com o Corinthians e também não estará à disposição. Já o zagueiro Bruno, recuperado de lesão, reforça o sistema defensivo tricolor.

Regulamento mantido


O torneio será dividido em quatro fases. Inicialmente, vinte clubes estão distribuídos em cinco grupos. Os dois melhores colocados de cada chave avançam para a segunda fase, esta com dois grupos com quatro equipes cada. Novamente, dois avançam às semifinais e, posteriormente, à final, em jogos de ida e volta.

Quanto aos participantes, estão incluídos os times que disputaram a Série A do Campeonato Carioca de 2014 e mais o Resende, atual campeão da Copa Rio. Os clubes que não foram rebaixados são obrigados a jogar, assim como os dois times que subiram da Série B à elite no ano passado, totalizando doze agremiações. Os dois melhores times da Série B de 2014 e que não obtiveram acesso, assim como as duas equipes que foram rebaixadas da elite, têm o direito de participar, assim como os três melhores times do ano passado da Série C do Campeonato Carioca.

Como o atual campeão, o Resende, estava na elite do futebol carioca em 2014, a vaga será cedida ao melhor classificado da Copa Rio de 2014, além das equipes que já têm o direito da disputa. Desta forma, o America poderia disputar a competição deste ano. Projetando o cenário ao pé da letra, o Friburguense estaria no grupo A, como o terceiro time de menor porte com melhor campanha em 2014. Gonçalense (campeão da série C do ano passado), Barra da Tijuca (3º da série B em 2014), Bangu (6º melhor pequeno) e Resende (10º melhor pequeno em 2014) seriam os adversários do Tricolor da Serra. No entanto, ainda não há confirmação oficial.

Os times que disputam a Copa Rio 2015

- Atual campeão: Resende

- Herdeiro da vaga do Resende, atual campeão da Copa Rio: America

- Disputaram a Série A em 2014 e não foram rebaixados: Cabofriense, Boavista, Friburguense, Macaé, Nova Iguaçu, Bangu, Volta Redonda, Madureira e Bonsucesso

- Obtiveram acesso à elite em 2014: Barra Mansa e Tigres do Brasil

- Rebaixados à Série B em 2014: Duque de Caxias e Audax Rio

- Dois melhores da Série B de 2014, abaixo dos que obtiveram acesso: Barra da Tijuca e São João da Barra

- Três melhores colocados da Série C de 2014: Gonçalense, São Gonçalo FC e Barcelona

 

Foto da galeria
Frizão de Andreotti já tem data para estrear na Copa Rio (Crédito: Vinícius Gastin)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol | Copa Rio | Friburguense
Publicidade