Colunas
Massimo — 26/06/2015
É hoje!
A coluna já divulgou, mas é importante lembrar.
A Câmara Municipal realiza hoje, às 18h, audiência pública para discutir o bem-estar animal em nossa cidade.
Proposta pelo vereador Cláudio Damião, antigo defensor da causa, a reunião discutirá temas como a circulação de veículos de tração animal, e a aplicação de leis como a da castração.
Compromisso imperdível, portanto, para quem milita em prol dos bichinhos.
No prazo!
O prefeito Rogério Cabral sancionou nesta quarta-feira, 24, a lei nº 4.395/2015, instituindo o Plano Municipal de Educação para o período 2015-2025.
A data marcava o limite do prazo estabelecido pelo Plano Nacional de Educação, aprovado exatamente um ano antes.
O documento aponta diretrizes para todas as unidades educacionais do município, e também caminhos para que sejam cumpridas as metas estabelecidas no plano federal.
A propósito...
E já que o assunto é Educação, a comissão permanente da Câmara Municipal informa, através de seu presidente, vereador Marcelo Verly, que está propondo audiência pública para o dia 6 de julho, às 18 horas, justamente para tratar da falta de professores para a educação especial.
O tema foi assunto da coluna ao longo da semana, a partir de solicitação feita por um grupo de pais de alunos com necessidades especiais, e também já foi alvo de indicação legislativa de autoria do presidente do Legislativo, Marcio Damazio.
Bom saber
O escolado colega Eloir Perdigão é quem levantou essa.
Apesar dos baixos índices pluviométricos da estação mais fria do ano, os mananciais e o abastecimento d’água em Nova Friburgo encontram-se em situação normal, sem que se faça necessária qualquer campanha imediata junto aos usuários do sistema.
O que, é claro, não exime ninguém de fazer uso racional deste que é o mais precioso dos recursos naturais.
Lentidão (1)
A caixa de emails do Massimo vem recebendo diversas reclamações relacionadas ao transporte público em Nova Friburgo.
Em especial os usuários das linhas Riograndina e Maringá
Basicamente, o teor é sempre o mesmo. Poucos ônibus e lotação excessiva.
Se houver algo que a concessionária possa fazer para melhorar a situação, está dada a dica.
Lentidão (2)
Já entre os passageiros da linha Olaria x Conselheiro, a bronca é com a demora durante o percurso.
Aí, claro, já é um problema da Mobilidade Urbana mesmo.
Uma senhora, vejam só, embarcou no ônibus em frente à UPA, às 17h30, e só foi conseguir descer em Olaria às 19h55.
É mole?
Nova luz (1)
Basta dar uma olhada rápida nas listas de indicações legislativas para ver que a quantidade de ruas necessitando de reparos ligados à iluminação pública em Nova Friburgo é uma grandeza.
Ao todo, a própria Prefeitura estima uma quantidade próxima a 800 pedidos de serviços atrasados no Departamento de Iluminação Pública.
Nova luz (2)
E é justamente para tentar reduzir toda esta demanda acumulada que a Prefeitura acaba de contratar, em caráter emergencial, a empresa Sadenco, de Florianópolis.
A nova prestadora de serviços de iluminação vai iniciar o trabalho fazendo uso de seis veículos: dois caminhões com cesto elevatório, três com escadas, e um veículo de apoio e fiscalização.
O contrato tem validade de três meses, renováveis por mais três caso o novo processo de licitação não seja concluído a tempo.
Nova luz (3)
A equipe conta 16 funcionários, e o trabalho será realizado em regime de mutirão, diariamente durante 30 dias, buscando atender os pedidos em atraso.
Paralelamente, o Departamento de Iluminação continuará recebendo novos pedidos, e a intenção é que estes sejam atendidos em 24 horas.
Representantes da Prefeitura e da empresa contratada pedem que a população qualifique o serviço, diretamente no Departamento de Iluminação, na sede da Prefeitura, ou pelo telefone 2525-9125.
Voz do povo
Alguns leitores, empolgados com a realização do 13º Festival de Inverno no Country Clube, enviaram mensagens nos últimos dias sugerindo que o evento seja dedicado ao Ano Villa-Lobos em Nova Friburgo.
Talvez nem haja mais tempo hábil para este tipo de homenagem. Mas, como diz o ditado, a voz do povo é a voz de Deus.
Sinal vermelho (1)
O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro decidiu, na sessão plenária desta terça-feira, 23, suspender o edital de pregão da Prefeitura de Nova Friburgo para contratar, ao preço de R$ 1.268.413, empresa especializada no fornecimento de material para obras de manutenção de estradas do município.
A decisão dos conselheiros do TCE-RJ seguiu o voto do relator Marco Antônio Barbosa de Alencar.
Sinal vermelho (2)
A prática tem sido adotada pelo TCE em todos os municípios do estado, sempre que algum processo de licitação necessita de qualquer ajuste.
Neste caso específico, o Tribunal determinou que a Prefeitura revise os custos do serviço, ampliando a pesquisa de mercado e tendo como referência os valores sugeridos nos boletins da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop).
Talento abençoado
A deliciosa cerveja artesanal Bless Beer, criação do advogado friburguense Mauro Alves, é mais uma das birras nascidas por aqui a ganhar repercussão nacional.
Apaixonado por motos, Mauro foi convidado a ser parceiro, através de seu rótulo cervejeiro, do grande encontro de motociclistas de Lorena, em São Paulo, marcado para o próximo dia 11 de julho, um sábado.
O evento – como convém ao público-alvo – é também um festival musical, com previsão para durar de 10h da manhã às 2h da madrugada de domingo.
Chuva de inverno
E aqui vai uma dica para quem se animar a pegar a estrada, para este ou qualquer outro evento.
As chuvas de inverno são bastante traiçoeiras para quem conduz, uma vez que – justamente por serem raras – geralmente encontram a pista saturada de resíduos, como óleo, combustível, poeira e restos de borracha.
O resultado da mistura é sempre escorregadio, em contraste com as abundantes chuvas de verão, que não raramente “lavam” a pista.
Alívio (1)
À exceção do dono da empresa Jackie Lingerie e de uma funcionária da confecção Lalie Lalou – que sofreram os ferimentos mais graves no acidente envolvendo um ônibus fretado pelo Sindvest na madrugada de quarta-feira, 24, e foram transferidos para um hospital do Rio de Janeiro – todos os outros friburguenses que participaram do Salão Moda Brasil 2015 já retornaram à cidade.
Alívio (2)
Alguns optaram por voltar de avião, outros chegaram de ônibus no início da noite de quarta-feira.
Felizmente, os dois passageiros que ainda se recuperam têm o quadro estável, e não correm risco de morte.
Ótima notícia.
Apitaço (1)
As escadarias do antigo fórum, na Praça Getúlio Vargas, foram palco de um apitaço que chamou a atenção de quem por ali passou na tarde de ontem, 25.
Munidos de faixas e cartazes, funcionários da Justiça Federal, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da 1ª e 2ª Varas do Trabalho de Nova Friburgo, se concentraram no local por volta das 15h e fizeram muito barulho.
Apitaço (2)
Em greve desde o último dia 10, os servidores federais promoveram o ato como parte da mobilização pela aprovação do Projeto de Lei Complementar 28/2015, que reestrutura a carreira e revisa o salário da categoria.
Deflagrada por tempo indeterminado, a greve é de âmbito nacional e foi considerada legítima, abrangendo cerca de 100 mil servidores em todo o Brasil.
Segundo os grevistas, a última reposição de perdas salariais ocorreu em 2006.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário