Luiza Carvalho recebe faixa preta de taekwondo

Lutadora segue os passos do pai Giovanni
terça-feira, 23 de junho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Giovanni ao lado da filha em uma das competições: Luiza consegue a faixa preta no taekwondo (Divulgação)
Giovanni ao lado da filha em uma das competições: Luiza consegue a faixa preta no taekwondo (Divulgação)

Filha do agora mestre Giovanni Carvalho — graduação que alcançou recentemente —, Luiza Schimidt de Carvalho segue o mesmo caminho do pai em busca do feito em um futuro próximo. O primeiro passo foi dado ao receber a faixa preta 1º dan de taekwondo. Luiza treina desde os seis anos de idade, e recebe do pai os ensinamentos da arte milenar e olímpica.

“Ela começou a aprender no colégio, onde na época eu ministrava as aulas no ano de 1999, ou seja, há 16 anos. Desde então, ela vem treinando e numa certa época, como acontece com alguns atletas, ela parou por certo tempo por conta de outros compromissos. Voltou a treinar com muita garra e determinação, nunca esquecendo o que já havia aprendido”, destaca mestre Giovanni.

Os treinos de taekwondo exigem dos atletas dedicação e muito esforço. Características estas que Luiza manteve até alcançar o objetivo de conseguir a graduação. “Meu sonho como pai e mestre era de ver ela se formar e alcançar a tão esperada faixa preta. Com muito orgulho e alegria tudo se cumpriu. Certa vez ela me disse que só faria o exame para faixa preta quando eu me tornasse mestre de Taekwondo. Então, foram dois desejos realizados. Hoje minha filha seguirá meus passos, ensinado essa arte marcial que treino há 31 anos.”

Nas três décadas de prática, Giovanni Carvalho ajudou a formar sete atletas faixas-pretas. “Alguns começaram a treinar comigo ainda com oito anos de idade e continuam até hoje”, conta. No fim deste ano, em novembro, o mestre friburguense deve realizar o exame para faixa preta 2º dan de taekwondo para mais um aluno, a quem treina há oito anos.

“Quero agradecer ao grão-mestre Teófanes, que é 8º dan de taekwondo. Foi ele quem ministrou o exame da Luiza Schimidt, e a aprovou com as notas máximas. Também agradeço ao apoio de sempre do jornal A Voz da Serra, que nestes anos vem divulgado os meus feitos, não só aqui em nossa cidade, como também representando o município nas competições em várias partes do estado e até mesmo fora do Rio. Também devo um agradecimento especial ao meu patrocinador oficial, a Stam Metalúrgica.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: taekwondo
Publicidade