Colunas
Impressões — 20/06/2015
Fábula
Olimpianos – Assim se denominavam os doze deuses, a saber: Jupiter, Marte, Netuno, Plutão, Vulcano, Apolo, Juno, Vesta, Minerva, Ceres, Diana e Vênus.
(Dicionário da Fábula, traduzido por Chompré - com argumentos tirados da história poética –Ed. Garnier – Paris)
Linha do tempo
“Como as nossas paixões pelos esportes são tão profundas e tão
amplamente distribuídas, é provável que façam parte de nosso hardware - não estão em nossos cérebros, mas em nossos genes.”
Carl Sagan
Ao ar livre!
Ah, o inverno! Nova Friburgo adquire um ar especial, manhãs absolutamente azuis, sol pleno, o ar fresco das montanhas, natureza exuberante, época perfeita para a contemplação. Frio que aquece o espírito. Para tanto, nada melhor que saudar a estação praticando esportes ao ar livre Pessoas que exercitam atividades físicas se sentem mais satisfeitas com a vida do que as que praticam menos. Aumentar os níveis de atividade física também proporciona maior felicidade no mesmo dia. Mito ou verdade? Verdade. Pesquisadores norte-americanos da Penn State concluíram que exercitar-se é um hábito cujos benefícios excedem a saúde física, e é fundamental também para o bem-estar psicológico.
Pesquisa envolvendo jovens entre 18 e 25 anos (os indivíduos dessa faixa-etária são aqueles cujos relatos sobre satisfação com fatores como trabalho, família e vida social são os mais instáveis) mostraram que a quantidade de atividade física com a qual uma pessoa se compromete a fazer em um determinado dia influencia diretamente no quão satisfeita ela se sente com a vida naquele momento. Ou seja, quanto mais alguém se exercita, mais feliz relata se sentir. Além disso, o estudo descobriu que aqueles que já costumam praticar exercícios frequentemente, quando aumentam a quantidade de atividade em dia, também relatam maior contentamento. Então, por que não praticar?
Nesta época de poucas chuvas, o clima seco favorece a prática esportiva ao ar livre e a cidade oferece condições para diversas modalidades. Um tênis, uma bermuda, uma bola, uma bicicleta. São equipamentos simples que proporcionam agradáveis momentos, quer solitariamente ou em grupo.
Caminhadas
Como é um exercício aeróbico, faz com que o coração bata mais rápido, fortalecendo-o, inclusive. Se praticado diariamente, ele melhora a forma física como qualquer outra atividade de mais impacto. Sem contar que é um aliado para perder peso, aumentar a flexibilidade da perna e diminuir o stress. É importante escolher um tênis que atenda as necessidades deste esporte, assim como roupas confortáveis e a ingestão de muita água.
Corridas
Praticamente sinônimo de rua, a corrida gera inúmeros benefícios à saúde. A prática corriqueira do exercício ajuda na diminuição da gordura corporal, auxilia na perda de peso e melhora a capacidade da circulação do sangue no organismo. Quando corremos, o gasto calórico provocado pelo exercício promove uma cascata metabólica com a quebra das gorduras para manter energia no sangue, que nutre a musculatura para manter o seu trabalho.
Ciclismo
Está comprovado que é uma das atividades mais completas e que previne dor nas costas, protege as articulações e melhora o sistema circulatório. O ideal é pedalar 3 vezes na semana, de 45 a 60 minutos.
Natação
É considerada um dos esportes mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo. Há também o benefício desta prática desenvolver o sistema cardíaco e respiratório.
Vôlei
O esporte queridinho dos brasileiros ganha cada vez mais espaço em parques e áreas abertas no país. Pelas características do jogo, o vôlei ajuda na tonificação do corpo e o sistema cardiorrespiratório, pois aumenta o fôlego e auxilia no controle da pressão arterial.
Futebol
Paixão nacional, o futebol é outro esporte ao ar livre que gera inúmeros benefícios à saúde. A atividade ajuda a trabalhar os músculos, principalmente os de membros inferiores, e a movimentação resulta em grande perda de caloria.
O futebol ainda é indicado para quem deseja melhorar a resistência cardiovascular, estimula e circulação sanguínea, e ainda, de quebra, incentiva a interação social.
Basquete
Por ser uma atividade dinâmica, predominantemente aeróbica, envolve uma serie de benefícios. A prática exige equilíbrio e força, fortalecendo os músculos abdominais, e da região lombar, favorecendo a resistência e a sustentação da coluna vertebral.
Montanhismo
O montanhismo integra desafios físicos e mentais, promovendo o crescimento pessoal e a acuidade mental em outras áreas da vida. Os alpinistas devem concentrar-se em soluções que os levem a um destino, enquanto desafiam perigos que podem afastá-lo dos mesmos.
Cuidados para a prática
Fazer esporte ao ar livre é uma opção saudável e econômica, mas não exime o praticante de alguns cuidados. Em qualquer situação, seja um esportista corriqueiro ou de fim de semana, é recomendada uma avaliação médica.
“Antes de iniciar as atividades físicas, todas as pessoas, sem exceções, devem estar em dia com uma avaliação médica visando detectar problemas cardiovasculares e checar suas condições para definir os níveis mais propícios para a prática de determinado esporte”, recomenda Marcelo Cantarelli, médico da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário