Radar — 20/06/2015

sábado, 20 de junho de 2015

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), liberou os deputados da região Nordeste das próximas votações para participar das festas juninas na semana que vem. Na sessão desta quinta-feira, 18, Cunha anunciou que os 151 parlamentares dos nove estados da região terão suas faltas abonadas até as 19h da próxima quarta-feira, 24. Ou seja, suas ausências serão justificadas automaticamente e eles estarão livres de desconto nos salários, previsto para as faltas sem justificativas.

*****

De fevereiro de 2011 a dezembro de 2014, o calendário registrou aproximadamente 990 dias úteis para o trabalhador brasileiro. No mes­mo período, a presença dos deputados federais foi exigida apenas nos 393 dias em que foram convocadas sessões destinadas a votação. Ainda assim, 93 parlamentares faltaram o equivalen­te a um dos quatro anos da legislatura. Entre eles, quatro deixaram de comparecer a mais da metade do mandato. Na maioria dos casos, o salário dos políticos nem foi descontado, dife­rentemente do que ocorre com o trabalhador comum, aquele que teve de comparecer mais do dobro de vezes ao serviço.

*****

A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), ficou em 0,99% em junho deste ano. A taxa é superior ao 0,6% de maio deste ano e ao 0,47% de junho do ano passado. Com a prévia, divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA acumula taxa de 8,8% em 12 meses, superior ao teto da meta do governo de 6,5%. A inflação acumulada no ano é 6,28%.

*****

Os hospitais psiquiátricos não deveriam mais existir. Essa é a opinião de parte dos especialistas que compareceram à audiência pública interativa realizada na quinta-feira pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). A audiência, requerida pelo senador João Capiberibe (PSB-AP), discutiu a luta antimanicomial no Brasil. Durante a audiência, o coordenador-adjunto de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Alexandre Teixeira Trino, falou sobre a rede de atenção psicossocial existente no Brasil. Ele comparou os modelos adotados antes e depois da Lei Antimanicomial. Desde que a lei entrou em vigor, 70 mil leitos psiquiátricos foram fechados no país.

*****

Na próxima sexta-feira, 26 de junho, é comemorado o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. No Rio de Janeiro, a data instituída pela ONU, será lembrada durante a Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, uma iniciativa inédita da Secretaria de Prevenção à Dependência Química (Sepredeq). Na programação estão incluídas diversas atividades culturais e esportivas nos centros de acolhimento para dependentes químicos do estado, além de uma ação de conscientização para toda a população, no centro do Rio.

*****

De acordo com dados do Disque 100, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, entre 2011 e 2014, o Estado do Rio registrou o maior número de casos envolvendo intolerância religiosa contra crianças e adolescentes. Nesses quatro anos, foram feitas 16 denúncias. Em segundo lugar está São Paulo com 11 casos. Em seguida, Bahia e Ceará com sete. 

TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.